Brasil

Aeroporto de Confins deve ser parcialmente liberado na tarde desta quinta

Nova previsão é de que alguns pousos e decolagens sejam retomados às 13h, com restrições. Até as 10h, 127 voos haviam sido cancelados

Larissa Ricci/Estado de Minas, Cristiane Silva/Estado de Minas
postado em 20/12/2018 11:48
[FOTO1305618]
A BH Airport informou que a pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, será liberada parcialmente na tarde desta quinta-feira (20/12). Durante a madrugada, um avião que seguia de São Paulo para Londres fez um pouso de emergência no terminal. A liberação completa está prevista para as 19h. Até as 10h, 127 voos haviam sido cancelados.
[SAIBAMAIS]A concessionária chegou a informar que a liberação parcial seria realizada a partir das 9h30, mas corrigiu a previsão para as 13h de hoje, com restrições. Na prática, isso significa que os pousos e decolagens serão feitos em uma mesma cabeceira. ;A retomada de pousos e decolagens será administrada pelas companhias aéreas;, informou.
;A BH Airport mantém a recomendação que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos, antes mesmo do deslocamento até o aeroporto;, reforça a concessionária. Vale lembrar que nesta manhã a Infraero disponibilizou o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte, para receber os voos de Confins. Neste caso, a decisão de mandar os voos para lá também é de cada companhia.

À 1h43, um voo da Latam que seguia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Londres, fez um pouso de emergência em Confins porque passava por problemas técnicos. Segundo a BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto internacional, os pneus do trem de pouso foram danificados e o avião só poderá ser removido após a troca dos equipamentos.
;O trem de pouso tem de 12 a 14 rodas, oito foram comprometidas porque essa aeronave estava muito pesada, ela ia pousar em Londres, mais de 300 passageiros. O peso do combustível fez com que as rodas estourassem e a Latam tem que providenciar;, detalhou o gerente de comunicação do Aeroporto de Confins, Nicolau Maranini.

Segundo ele, o piloto optou pelo terminal mineiro por ser um dos aeroportos de emergência do complexo aeronáutico brasileiro. ;Isso acontece toda madrugada. Toda madrugada a gente tem um pouso aqui que deu problema, alguns com uma emergência menor, às vezes uma pessoa passa mal, toda madrugada tem isso. Mas, não é toda madrugada que oito rodas estouram. Não tem como puxar o avião;, enfatizou.

A partir da chegada das novas rodas, que estão vindo de outro estado, a previsão é de que o trabalho de substituição leve quatro horas. Cada uma delas pesa 250 quilos. ;É uma operação delicada, você está trabalhando com uma aeronave e qualquer descuido pode abalar a estrutura da aeronave;, explicou Maranini. Ainda segundo ele, depende da companhia aérea se a aeronave será levada para outro local ou se vai passar pela correção do problema técnico ainda em Confins para seguir viagem. Os passageiros do voo para Londres receberam hospedagem e refeições da Latam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação