Brasil

'Foi um milagre', diz vítima que sobreviveu a enxurrada em cachoeira de Minas

Eduardo Gomes Moraes estava desaparecido desde sábado (22/12)

Agência Estado
postado em 26/12/2018 17:43

Eduardo Gomes Moraes estava desaparecido desde sábado (22/12)

Familiares de Eduardo Gomes Moraes, de 36 anos, tiveram uma boa surpresa na noite de Natal, nesta terça-feira (25/12). Ele chegou a Passos (MG), após três dias desaparecido na região de São João Batista do Glória (MG). "Foi um milagre de Natal", comemorou ao voltar para casa.

[SAIBAMAIS]Ele vinha sendo procurado desde sábado (22/12), após uma tromba d;água atingir uma cachoeira onde algumas pessoas nadavam e outras praticavam rapel. Cinco morreram e Moraes contou ter sobrevivido escalando um paredão e se agarrando às pedras para não ser levado pela água.

Moraes, mais conhecido por "Chiquinho", contou que não esperou socorro no local porque a água começou a subir rápido. Ele decidiu escalar cerca de 15 metros para fugir da tromba d;água. "Ela vinha com uma pressão inexplicável". Para sobreviver, ele comeu dois lanches que tinha em uma mochila, e a partir daí passou somente a tomar muita água.

Após ficar um tempo nas pedras, começou a caminhar, mas não conseguia chegar a lugar algum. "Eu não conseguia pensar direito, me perdi, não conseguia achar o rumo certo", explicou. Então voltou para um ponto mais alto, antes de tentar deixar o local novamente. Nesse intervalo diz ter visto o helicóptero dos bombeiros que auxiliava nas buscas. "Gritava e abanava os braços, só que não me viam".

Somente no início da noite de Natal ele conseguiu chegar a uma fazenda e viu uma pessoa que conhecia e o ajudou a retornar para casa, onde foi recebido com festa por parentes, amigos e vizinhos. Debilitado, com os pés bem inchados por ter perdido os calçados e cheio de picadas de insetos pelo corpo, ele foi levado a um hospital onde fez exames, tomou soro e recebeu recomendações de manter repouso.

Vítimas

Durante a tromba d;água, ele tentou salvar a amiga Pollyana Laiane Diniz Furtado, de 26 anos, e chegou a segurá-la pelas mãos e pelo cabelo. "Mas a água começou a empurrar e a levou", disse. Além dela, morreram no local Mariana de Melo Almeida Horta, de 23 anos, Maurílio Pádua Silveira, de 30, Alexsandro Antônio Pereira de Souza, de 32, e Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira, de 26.

A respeito do ocorrido, Eduardo Moraes diz que tomou algumas lições e orienta os turistas a saírem rapidamente das cachoeiras sempre que "cair um pinguinho de chuva".

"Agora só vou em praia e piscina, de cachoeira não quero saber mais não", diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação