Brasil

Aumenta para 84 o número de mortos na tragédia de Brumadinho

Corpo de Bombeiros encerrou as buscas nesta terça-feira no início desta noite (29/1)

Deborah Fortuna
postado em 29/01/2019 19:47

Corpo de Bombeiros encerrou as buscas nesta terça-feira no início desta noite (29/1)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atualizou para 84 o número de mortos na tragédia .

Este é o quinto dia de buscas na região. Ao todo, ainda são 276 desaparecidos. A corporação encerrou as buscas por volta das 19h30 desta terça-feira (29/1), e deve retomar as atividades nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (30/1).

Até esta segunda-feira, o número de mortos era de 65. De acordo com do Corpo de Bombeiros, dois corpos foram encontrados em uma região que seria o refeitório . "Nós já estávamos encontrando itens bastante utilizados em refeitórios. Mas, pelo próprio impacto da lama, esses corpos devem estar distribuídos em uma grande área", informou. Apesar disso, Aihara considera que o indício é "significativo", já que outras vítimas podem ser encontradas e identificadas.

Nesta terça-feira, 42 corpos foram identificados no Instituto Médico Local (IML). Já estão agendados outros 35 atendimentos de reconhecimento de vítima para a quarta-feira.

Aihara também alerta para que, apesar da tensão, os moradores de Brumadinho não se arrisquem e façam buscas por contra própria. Isso porque a terra ainda está instável. "Hoje tivemos que interromper, mais uma vez, a ação das aeronaves porque três pessoas que estavam de maneira não autorizada foram atacadas por um enxame de marimbondos", explicou.

O porta-voz da Polícia Militar, o major Flávio Santiago, também informou que 16 pelotões da PM vão cumprir a segurança da área, "bem como continuar o trabalho de cerceamento do espaço". Na segunda-feira (28/1), um casal foi preso tentando saquear uma casa no Bairro Parque da Cachoeira, e outras duas pessoas conseguiram fugir. De acordo com Santiago, o policiamento foi reforçado na cidade depois de boatos de furtos nas residências vazias, devido a passagem de lama de rejeitos. "Serão quase mil policiais fazendo a segurança", informou. "Vamos interpretar se há ou não a intenção de saque (em residências)", acrescentou.

Presos

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo cumpriram, c contra engenheiros que atestaram a segurança da barragem. Além disso, sete mandados de busca e apreensão são cumpridos pelas autoridades. O pedido foi expedido pela Justiça Estadual de Minas Gerais.

Após as prisões, o diretor jurídico da Vale, Alexandre D;Ambrósio, gravou um vídeo afirmando que determinou "colaboração total e irrestrita" com as autoridades. Segundo D;Ambrósio, a Vale enviou ao Ministério Público cópia de uma sindicância interna feita após o acidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação