Brasil

Relembre 10 incêndios que marcaram a história do Brasil

Nesta sexta-feira, o Centro de Treinamento do Flamengo foi atingido pelas chamas. Tragédia deixou dez mortos e três feridos

Fernando Jordão
postado em 08/02/2019 17:10
Flores sobre bandeira do Flamengo, após incêndio no CT do clube
Um incêndio atingiu o Centro de Treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (8/2), deixando 10 mortos e três feridos. A tragédia, lamentavelmente, não é isolada na história do Brasil. Relembre abaixo outros casos notórios.
[FOTO1332599]

Janaúba

Em 5 de outubro de 2017, o vigia Damião dos Santos invadiu a creche Gente Inocente, na cidade de Janaúba (MG), e ateou fogo em uma sala com vários alunos. Além do próprio vigia, 13 pessoas morreram e 50 ficaram feridas ; boa parte delas, crianças.
[FOTO1031753]

Boate Kiss

Uma das maiores tragédias ; em número de vítimas ; da história brasileira aconteceu em 27 de janeiro de 2013. Durante uma festa universitária, a boate Kiss, em Santa Maria (RS), pegou fogo, deixando 242 mortos e 636 feridos.
[FOTO3880324]

Museu Nacional

Instalado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o Museu Nacional, um dos principais do país, foi devastado pelas chamas em 2 de setembro do ano passado. O incêndio começou após o horário de visitação do local. Com isso, ninguém se feriu. Estima-se, porém, que 90% do acervo de mais de 20 milhões de itens tenha sido destruído.
[FOTO1219327]

Edifício Joelma

Há 45 anos, na manhã de 1; de fevereiro de 1974, o edifício Joelma, no centro de São Paulo, foi consumido pelas chamas. O incêndio começou após um curto-circuito no sistema de refrigeração de um banco, que ocupava boa parte do prédio. Cento e noventa e uma pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas. O episódio ficou famoso pelas imagens de pessoas se atirando do edifício em chamas.
Incêndio no Edifício Joelma

Edifício Andraus

Também em São Paulo, um incêndio que começou com uma sobrecarga no sistema elétrico devastou o edifício Andraus. Cinco prédios nas adjacências também foram atingidos, resultando na morte de 16 pessoas. Ao menos mais 300 ficaram feridas.
[VIDEO1]

Canecão Mineiro

Fogos de artifício foram a causa do desastre no Canecão Mineiro. A casa de shows em Belo Horizonte pegou fogo em 24 de novembro de 2001, deixando sete mortos e mais de 300 feridos. O teto de isopor contribui para a proliferação das chamas. Além disso, o local não tinha saídas de emergência.
Vista aérea do Canecão Mineiro após incêndio
Interior do Canecão Mineiro após incêndio

Gran Circo Norte-Americano

A falta de saídas de emergência também contribuiu para que o incêndio no Gran Circo Norte-Americano, em Niterói (RJ), se tornasse o maior da história do país em número de vítimas. Três mil pessoas acompanhavam o espetáculo circense em 17 de dezembro de 1961 quando o fogo começou. Havia apenas uma saída, que estava bloqueada por grades. Oficialmente, 503 pessoas morreram, mas acredita-se que o número possa ter sido maior.
Incêndio no Gran Circo Norte-Americano, em Niterói

Renner

Um edifício onde funcionava uma unidade da loja Renner em Porto Alegre (RS) foi atingido pelo fogo em 27 de abril de 1976. A tragédia deixou 41 mortos e mais de 60 feridos. Várias pessoas também se jogaram do edifício para fugir das chamas.
Incêndio em prédio da Renner, em Porto Alegre

Brasília Palace Hotel

Em Brasília, um dos incêndios mais marcantes aconteceu em 5 de agosto de 1978, no Brasília Palace Hotel. Uma cafeteira esquecida na tomada deu início às chamas, que destruíram o terceiro andar do prédio. Apesar de todos os 135 quartos do estabelecimento estarem ocupados, ninguém se feriu.
Incêndio no Brasília Palace Hotel

Chapada dos Veadeiros

Muito frequentado por brasilienses, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros registrou o maior incêndio de sua história em outubro de 2017. O primeiro foco surgiu no dia 10. O parque ficou 21 dias fechado e teve 66 mil hectares ; equivalente a 28% de sua área ; destruídos.
[FOTO1042374]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação