Ingrid Soares
postado em 01/03/2019 16:46
A pedido da Justiça do Rio, durante a manhã desta sexta-feira (1/3), bombeiros realizaram uma vistoria no Sambódromo da Sapucaí. O resultado é de que não há impedimento para que os desfiles ocorram. Além da vistoria, a decisão da Justiça pedia que a RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) e da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) assinassem um termo de responsabilidade para que desfiles aconteçam. No entanto, a liberação oficial só será anunciada após a decisão da Justiça. Os desfiles estão previstos para começar na noite de hoje (1/3).
[SAIBAMAIS]"A corporação esclarece que entregará o laudo técnico às autoridades do Judiciário, adiantando que, no momento, não se opõe à realização do evento. No entanto, há pendência de documentação por parte do responsável legal da Sapucaí, como Anotações de Responsabilidade Técnica de instalações elétricas e estrutura (que são pareces de Engenharia e Arquitetura), por exemplo. O CBMERJ reforça que atua conforme legislação vigente. Em março de 2018, a corporação notificou a Riotur para legalização do espaço no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico.
Durante os dias de desfiles, o Corpo de Bombeiros estará presente no local com cerca de 200 militares, além de viaturas de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio, como parte da tradicional Operação Carnaval da instituição para reforçar a segurança no local", diz um trecho da nota.
Caso
Após o Ministério Público do Rio ajuizar uma ação na 1; Vara de Fazenda Pública da Capital, para que o Sambódromo da Marquês de Sapucaí fosse interditado, a Justiça determinou na quinta-feira (28) ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a realização de uma
Na ação, feita pela 6; Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania foram citadas matérias jornalísticas que apontam a existência de buracos nas estruturas das arquibancadas, que podem colocar em risco a vida e a integridade física dos espectadores, jurados, trabalhadores e integrantes das escolas de samba. Com base nisso, o corpo técnico do Ministério Público - GATE , constituído por profissionais peritos em engenharia, realizaram a inspeção no sambódromo e encontraram aspectos preocupantes como várias ligações elétricas improvisadas, fiação aparente, fios desencapados ou com emendas em áreas comuns e na pista da passarela do samba,
Carnaval no DF
No Distrito Federal, o ideal é que os foliões preparem capas de chuva. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Manuel Rangel, a previsão para até quarta feira é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A mínima é de 17;C e a máxima de 29;C com umidade relativa do ar entre 95 a 50%.
Segundo a Infraero, para atender à demanda adicional do recesso de Carnaval, de 1; a 6 de março (quarta-feira de cinzas), as companhias incluíram na malha aérea do Aeroporto de Brasília 22 voos extras. A previsão é de um fluxo de 1.947 pousos e decolagens no período. A estimativa é de um movimento entre 200 mil e 300 mil passageiros. As regiões com maior quantidade de voo são Nordeste e o Sudeste do país. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador representam 44% dos voos previstos para o feriado. O dia com maior fluxo deverá ser hoje (1/3), entre os horários de 5h30 às 12h30 e de 17h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas (6/3), retorno do Carnaval, o pico de movimentação deve ocorrer a partir das 12h. Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais e 2h30 para internacionais.