Brasil

Com homenagem a Marielle Franco, Mangueira é campeã do carnaval do Rio

A escola verde e rosa levou o título com o enredo que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência negros e índios. Em segundo ficou a Viradouro, seguida por Unidos de Vila Isabel, Salgueiro, Portela e Mocidade. O Império Serrano e a Imperatriz Leopoldinense acabaram rebaixados

Ingrid Soares
postado em 06/03/2019 18:06
A escola levou para a avenida da Marquês da Sapucaí a lembrança dos heróis esquecidos da história do país
Com 270 pontos, a Estação Primeira de Mangueira é a campeã do desfile do Carnaval do Rio de Janeiro. Esta é a 20; vez que a verde e rosa leva o título com o enredo que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência, negros e índios. Ela também ganhou o prêmio Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial em 2019. Em segundo ficou a Viradouro (269,7), seguida por Unidos de Vila Isabel (269,4), Salgueiro (269,3), Portela (269,3) e Mocidade (269). O Império Serrano (266,6) e a Imperatriz Leopoldinense (263,8) acabaram rebaixados.
Este ano, a agremiação levou para a Marquês da Sapucaí a lembrança dos heróis esquecidos pela história do país, repensando narrativas oficiais que foram ensinadas ao longo de gerações para os brasileiros. O enredo é do carnavalesco Leandro Vieira. O desfile contou com figuras como a Princesa Isabel, Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.

Um dos destaques da Mangueira foi a homenagem à vereadora Marielle Franco (PSol), assassinada em março do ano passado junto com o motorista Anderson. O desfile contou com a presença da viúva de Marielle, Mônica Benício. A lembrança foi muito bem recebida pela plateia, que a ovacionou e se emocionou durante o desfile.
Viradouro e Vila Isabel ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar. A rainha da bateria foi Evelyn Bastos. Os quesitos avaliados foram respectivamente: Evolução; Harmonia; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Alegorias e Adereços; Comissão de Frente; Samba-Enredo; Enredo; Bateria e Fantasias.
As seis primeiras colocadas voltarão à avenida no próximo sábado (9/3), quando será realizado o tradicional desfile das campeãs. De acordo com o regulamento, as duas últimas colocadas desfilarão na Série A em 2020.
Em São Paulo, o Sambódromo do Anhembi vai receber nesta sexta-feira, 8 de março, o desfile das campeãs do carnaval de 2019. A Mancha Verde, campeã pela primeira vez do grupo especial, será a última a entrar para o encerramento do desfile.

Samba Enredo da Mangueira 2019

História pra Ninar Gente Grande

Brasil, meu nego
Deixa eu te contar
A história que a história não conta
O avesso do mesmo lugar
Na luta é que a gente se encontra

Brasil, meu dengo
A Mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500
Tem mais invasão do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
Atrás do herói emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um país que não está no retrato

Brasil, o teu nome é Dandara
E a tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati

Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês

Mangueira, tira a poeira dos porões
Ô, abre alas pros teus heróis de barracões
Dos Brasis que se faz um país de Lecis, jamelões
São verde e rosa as multidões
[FOTO1346554]
[VIDEO1]

Retrospectiva Carnaval 2018

Em 2018, a Beija-Flor foi a campeã do carnaval do Rio de Janeiro e alcançou 259,6 pontos, conquistando seu 14; título. A agremiação falou de corrupção na avenida. Com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu;, a Beija-Flor fez um paralelo entre o Frankenstein, de Mary Shelley, personagem que está completando 200 anos, e os "monstros nacionais": a corrupção, as agressões à natureza, o uso indevido de impostos, as disparidades sociais. Já em 2019, a escola não conseguiu atingir as expectativas. Com desfile sobre a história da própria escola, foi considerado muito simples.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação