Brasil

Carnavalesco muda samba sobre Lamartine Babo por considerar letra racista

Leandro Vieira levará novamente à avenida, no ano que vem, enredo da Imperatriz Leopoldinense que homenageou o autor de O teu cabelo não nega nos anos 1980. Letra do samba, no entanto, será alterada

postado em 17/08/2019 18:57

Leandro Vieira foi responsável pelo enredo campeão da Mangueira este ano, em homenagem a mulheres negras brasileirasO carnavalesco Leandro Vieira, que levou a Mangueira ao título de campeã do carnaval carioca este ano, decidiu adaptar o samba clássico da Imperatriz Leopoldinense O teu cabelo não nega (só dá Lalá), de 1981, por considerá-lo racista. A informação é do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo.

Vieira, no que vem, além de fazer o desfile da Verde e Rosa no Grupo Especial, também representará a Imperatriz, na Série A. Para esta escola, o carnavalesco recuperará o enredo que, em 1981, homenageou o compositor Lamartine Babo, autor da marchinha O teu cabelo não nega, cuja letra (O teu cabelo não nega, mulata / Porque és mulata na cor / Mas como a cor não pega, mulata/ Mulata, eu quero o teu amor) é muito criticada pelo movimento negro e chegou a ser tirada do repertório de vários blocos nos últimos carnavais.

De acordo com Góis, o enredo da Imperatriz será rebatizado para apenas Só dá Lalá, sem referência à marchinha famosa (veja a letra original do samba abaixo).

Leandro Vieira é conhecido por tratar de questões raciais em seus projetos e pelo forte posicionamento político. No enredo que deu o título à Mangueira este ano, o carnavalesco homenageou mulheres negras brasileiras, como Dandara, uma das heróínas da luta contra a escravidão; Luíza Mahin, mãe do poeta abolicionista Luís Gama; e Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018.


Cristo periférico

No Instagram, o carnavalesco compartilhou, na semana passada, a imagem oficial da camisa da Mangueira para 2020. Nela, há uma montagem de um Cristo negro, com colagens brancas em um braço, metade do tronco e em uma perna.

"O Cristo que defini como logomarca tem a cara de qualquer uma das pessoas que sobem e descem o morro de Mangueira. Ele tá ;longe; daquele da cruz, mas sua feição humana é bem mais perto de nós", escreveu Vieira.

[VIDEO1]

Veja a letra original do samba da Imperatriz Leopoldinense de 1981

O TEU CABELO NÃO NEGA (SÓ DÁ LALÁ)

Neste palco iluminado

Só dá lalá (bis)

És presente imortal

Só dá lalá

Nossa escola se encanta

O povão se agiganta

É dono do carnaval

Lá lá lalá Lamartine

Lá lá lalá Lamartine

Em teu cabelo não nega

Um grande amor se apega

Musa divinal

Eu vou embora

Vou no trem da alegria (bis)

Ser feliz um dia

Todo dia é dia

Linda morena

Com serpentinas enrolando foliões

Dominós e colombinas

Envolvendo corações

Quem dera

Que a vida fosse assim

Sonhar, sorrir

Cantar, sambar

E nunca mais ter fim

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação