Brasil

Homem que matou menina de 5 anos, em MG, queria cortar a cabeça dela

Veja detalhes do assassinato bárbaro sob investigação em Betim. Família afirma que agressor estava em surto. Polícia questiona versão

Cristiane Silva/Estado de Minas, Larissa Ricci/Estado de Minas, Silvia Pires*/Estado de Minas
postado em 31/10/2019 10:38

[FOTO1]Está marcado para as 10h desta quinta-feira (31/10) o sepultamento da menina de 5 anos assassinada a facadas a caminho da escola, na manhã dessa quarta-feira (30/10), na Rua Perdões, Bairro Vila Cristina, em Betim, na Grande BH. A cerimônia será realizada no Cemitério Parque Jardim das Cachoeiras, onde o corpo é velado desde a noite passada.

"Ele não queria adultos. Ele queria só crianças." Foi o que uma testemunha, que preferiu não se identificar, contou depois de presenciar o crime. A criança estava acompanhada do irmão, de 7 anos, e uma cuidadora quando foi atacada pelo homem, que, segundo a família dele, estaria em surto esquizofrênico. M.E.P.N.S, de 25, quase foi linchado por moradores e acabou preso em flagrante pela Polícia Militar. Delegado põe versão em questão. Na tarde de ontem, ele foi transferido para o Ceresp de Contagem. Na saída da delegacia, o homem apresentava lesões no rosto, devido a agressões de populares que o impediram de fugir após o crime.

Segundo a PM, a cuidadora disse que estava levando as crianças à escola, de mãos dadas. Quando passavam pela Rua Perdões, ela viu a menina cair. A criança havia acabado de levar uma facada. O agressor atacou a menina pelas costas e começou a desferir outros golpes. Ainda segundo o registro, a cuidadora mandou a outra criança sair correndo enquanto tentava proteger a menina, colocando-a no colo. Mas não conseguiu. Ela chegou a se colocar entre o agressor e a vítima, mas ele dava a volta e continuava esfaqueando a criança. O corpo da criança foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Betim. Ao todo, de acordo com a perícia, a vítima levou quatro golpes, um nas costas e outros três no tórax.

O delegado Otávio de Carvalho, responsável pelas investigações do caso, disse, em coletiva de imprensa, que o rapaz estava tranquilo durante o interrogatório, mas apresentava comportamento estranho, falando pausadamente e sem manter contato visual. "Ele disse ter ouvido vozes de ;patrões; mandando-o cometer o crime", contou o delegado. "Ele revelou que já tinha pensado em matar e, inclusive, tentou sair com faca de casa, mas a família não deixou", disse o delegado.

O homem ainda teria tentado voltar ao local do crime, mas foi contido por populares. Segundo Carvalho, após desferir as facadas na criança ele correu para a Rua Pirapetinga, mas voltou ainda com a faca nas mãos. "Dez minutos depois, ele ainda tentou voltar até a criança, porque teria ouvido vozes ordenando que decepasse a cabeça dela", revela.

Segundo a família, o jovem faz tratamento psiquiátrico para esquizofrenia e toma medicação controlada. Na delegacia, parentes apresentaram receituário médico e disseram que o rapaz teve um surto, mas a polícia tem outra visão. "Ainda é cedo, porque ele acaba de ser preso em flagrante, mas para a polícia, ele agiu de forma consciente e sabia o que estava fazendo, tanto que foi encaminhado para o presídio em Contagem,onde ficará à disposição da Justiça", afirma Carvalho.

Testemunha ouvida pelo Estado de Minas contou que, antes do crime, o homem comprou pães em uma padaria e agia normalmente. ;Na hora que a moça subiu com a criança, ele chegou e começou com os golpes de faca. Achamos que era uma briga de casal e ninguém foi lá para socorrer. Vimos que ela não ia viver mais e eu já comecei a gritar;, contou. Segundo a testemunha, não houve tempo para reagir.

Ainda segundo a pessoa ouvida pela reportagem, o criminoso teria ;comemorado; pela rua após matar a criança. ;Ele subiu com a faca na mão batendo palma, batendo palma, falando assim: ;Eu consegui, eu consegui, consegui almas;;, afirma. Chorando, a testemunha lamentou a morte da menina. ;Ele matou um bebê na nossa rua, que nem conhecia. Não tinha vínculo com ela. Por que ele matou esse neném?;, questionou.

"A cuidadora contou que, ao dar os golpes, ele ria compulsivamente", disse o major Paulo Roberto, da PM de Betim, em entrevista ao Estado de Minas. "Acredita-se que a risada seja a forma que ele tem de se expressar diante de algum conflito. A mãe contou que os companheiros de cela não entendiam esse comportamento e o agrediam. Ela conta que ele sofreu agressões de todos os tipos, entre uma delas, foi excluído da alimentação", contou o major, referindo-se a prisões anteriores do suspeito.

Liberdade provisória

De acordo com o major, o agressor foi preso no ano passado por tráfico e uso de drogas, cumpriu pena de 11 meses e, desde a saída, usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Civil confirmou, em coletiva de imprensa na tarde de ontem, que o homem recebeu liberdade provisória em agosto. À polícia, o agressor assume ser usuário de drogas, mas, de acordo com o delegado, a família nega que ele estivesse sob efeito de entorpecentes. "Ele diz ser usuário de maconha, cocaína, e fala que usou crack nesta manhã (ontem). A família, porém, nega e diz que ele não tem dinheiro para comprar drogas e que está desempregado", detalha o delegado.

Ainda segundo o major, a mãe do agressor ficou desolada ao saber do crime e desmaiou duas vezes antes que os policiais chegassem. Ela contou que o filho já tinha tido outros surtos dentro de casa. ;A faca usada no crime tem cerca de 20 centímetros e foi recolhida pela polícia. A mãe contou aos policiais que, por medo, já havia escondido todos os objetos perfurantes da casa. Mas, possivelmente, hoje o homem descobriu;, disse o major. Ainda de acordo com ele, o jovem se disse arrependido no momento da prisão e afirmou que passara a noite em claro fazendo uso de drogas, sem tomar o medicamento controlado receitado por médico.

Medicação

Uma testemunha, que é conhecida do suspeito, também contou que ele passava por tratamento para esquizofrenia. Ele mora com a mãe e três irmãos duas ruas abaixo de onde ocorreu o crime. Anteontem, segundo ela, a mãe percebeu um comportamento estranho do filho e o levou ao médico, que teria dobrado a dosagem de medicação.

Segundo o psiquiatra forense, Paulo Roberto Repsold, é comum que pacientes com esquizofrenia tenham delírios e ouçam vozes. "A doença faz com que o paciente tenha o que chamamos de delírios, além de ouvir vozes, que conversam com ele, dão conselhos ou até ordens ", explica. Casos como esse, segundo Repsold, ocorrem quando o paciente não está bem medicado. "Pessoas em surtos agudos de esquizofrenia podem tornar-se violentas, seja por uma maior impulsividade, seja por responderem a ordens de suas alucinações ou reagirem violentamente por se acharem perseguidas", complementa.

Ainda de acordo com o médico, mesmo que a pessoa esteja sendo medicada, os surtos podem acontecer, mas os remédios reduzem significativamente o risco . "É uma minoria que tem surtos mais graves. A maioria dos pacientes tratados, consegue viver sem necessidade de internação", comenta. Ele aponta ainda que o uso de drogas tende a ser um gatilho para os surtos. "As pessoas precisam entender que a maioria dos esquizofrênicos não é perigosa para si nem para a sociedade. Nesse caso, em específico, há informações de que houve relação com drogas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação