Brasil

Ministério da Saúde alugará mil leitos de UTI em reforço contra coronavírus

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (30/1), mas o processo de licitação ainda não foi aberto

Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 18:23

três pessoas sentadas em uma mesa Durante mais uma coletiva de imprensa para atualizar os números de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que alugará mil leitos de UTI para reforçar alguns dos hospitais de referência contra o coronavírus. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (30/1), mas o processo de licitação ainda não foi aberto. 

 

O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, afirmou que está é uma medida para de preparação diante de uma possível confirmação de caso e que a quantidade desses hospitais que serão referências ainda não está fechada. Até o momento, 45 hospitais foram adicionados na lista.

 

“É bem provável que vamos precisar de um acréscimo na oferta de leitos de UTI. Então, ontem, o ministério começou a abrir uma licitação para colocar mais mil leitos de UTI nos hospitais que são referência no atendimento de pacientes com coronavírus”, afirmou Gabbardo.

 

O secretário ainda assegurou que, se for necessário, a quantidade de leitos poderá ser ampliada. Não foi informado como será feita a distribuição dos novos leitos. “A medida que nós precisarmos de um reforço em determinados locais, esses terão prioridade na ocupação desses leitos”, completou.

Emergência global

Ainda nesta quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde global. De acordo com Gabbardo, essa mudança de avaliação feita pela OMS já era esperada. “Já esperávamos essa mudança, até mesmo antes”, disse. 

 

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, acredita que a nova declaração da OMS não mudará nada nas medidas tomadas pelo Ministério da Saúde. “Até o momento não mudaremos nada porque as nossas ações já estão alinhadas inclusive prevendo esse escalonamento da emergência internacional“, explicou. 

 

Atualmente, há nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Nenhum deles foi confirmado. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags