Brasil

Ministério da Saúde confirma mais quatro casos de coronavírus no Brasil

Até o momento, 636 casos são considerados suspeitos e aguardam exames para serem descartados ou não

Correio Braziliense
postado em 05/03/2020 16:16
No Distrito Federal, há 20 suspeitos e nove já foram descartados.Em uma nova atualização sobre a situação nacional do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos da doença, nesta quinta-feira (5/3). Com isso, há oito casos do Covid-19 dentro do país. Seis casos são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro do Espírito Santo. Até quarta-feira (4/3), eram apenas três casos confirmados. De acordo com o ministério, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Os dois novos casos confirmados de São Paulo pegaram o vírus por meio do contato com o primeiro paciente confirmado no país, um homem de 61 anos, que viajou para Itália. Segundo a pasta, um desses pacientes esteve na reunião familiar com o homem e o outro caso confirmado teve contato com uma pessoa que esteve no encontro.

O fato, segundo o ministério, faz com que o Brasil tenha uma transmissão local do Covid-19 já que os dois casos confirmados mais recentes do estado de São Paulo não viajaram para outro país e pegaram o vírus pelo contato com o primeiro caso confirmado do coronavírus no país.

"Esses dois casos tiveram relação com o caso índice, o primeiro confirmado, significa que nós temos neste contexto transmissão local. Amanhã, a Organização Mundial da Saúde muito provavelmente deve inserir o Brasil na lista de países com transmissão local", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

Ainda segundo Wanderson, este homem de 61 anos, considerado o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, continua com sintomas em isolamento domiciliar.

Já os casos confirmados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo são de pessoas que viajaram para a Itália. O caso do Espírito Santo é de uma mulher de 37 anos com histórico de viagem para o país europeu.

Já a paciente confirmada com o Covid-19 do Rio de Janeiro tem 27 anos e viajou para a Itália e a Alemanha. A jovem fez uma viagem entre 9 a 23 de fevereiro e apresentou sintomas, como tosse, coriza e febre, durante a viagem, em 17 de fevereiro. No entanto, a paciente só procurou um hospital na última segunda (2/3).

O número de casos suspeitos no Brasil também cresceu. Até o momento, 636 são considerados suspeitos e aguardam exames para serem descartados ou não. No Brasil, 378 já foram descartados.


Caso do DF aguarda contraprova



O governador Ibaneis Rocha confirmou ao Correio Braziliense, nesta quinta-feira (5/3), o primeiro caso de coronavírus na capital federal. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags