Brasil

Homem mantinha mais de 150 cobras dentro de caixão em residência no Paraná

Segundo a Polícia Militar, o morador recolhia as cobras a pedido dos moradores, já que é comum a presença das serpetes nas casas da região

Correio Braziliense
postado em 30/07/2020 15:02

153 cobras são recolhidas de residência em MandaguariA Polícia Militar Ambiental do Paraná, com apoio de técnicos do Instituto Água e Terra de Maringá e da Secretaria Estadual da Saúde, recolheu 153 serpentes que eram mantidas em uma casa na cidade de Mandaguari (PR). As cobras eram mantidas dentro de um caixão.

 

Segundo a Polícia Militar, a ação ocorreu após o homem aparecer em reportagens mostrando as cobras e que ele as recolhiam a pedido dos moradores, já que na região a presença desses animais em residências é bastante comum.

 

“O órgão ambiental reconhece o auxílio prestado pelo cidadão, mas reforça que a atividade de resgate não pode ser realizada sem a devida autorização, tampouco a manutenção de animais silvestres em cativeiro”, alerta a bióloga e chefe do setor de Fauna do Instituto Água e Terra, Paula Vidolin.

 

Ainda segundo a PM, a entrega foi voluntária e, por isso, o homem não sofrerá qualquer punição. “Visando a segurança do cidadão, de sua família e das cobras, os técnicos fizeram as devidas orientações para que não haja )mais ações deste tipo”, disse o chefe regional do In/stituto Água e Terra de Maringá, Antonio Carlos Moreto.

 

O morador mantinha 152 cobras cascavéis (52 adultos e 100 filhotes) e uma jararaca na residência. Os orgãos constaram que não houve maus tratos à elas. “A ação contou com a presença de um médico veterinário que constatou que a saúde dos animais está em ótimas condições”, reforça.explica o capitão da 3ª Companhia da Polícia Ambiental da região, Luciano José Buski.

 

As serpentes recolhidas serão encaminhadas ao Biotério do Laboratório de Taxonomia Animal da Secretaria Estadual de Saúde para avaliação, identificação e destinação adequada, por meio do Programa Estadual de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos que monitora a presença dos peçonhentos.

Perigo

[SAIBAMAIS]Vidolin alerta sobre o perigo de manter com grandes chances de causar acidentes gravíssimos, que podem inclusive levar a óbito. “Cabe relembrar que nas últimas semanas, em Brasília, um estudante de veterinária de 22 anos entrou em coma após ser picado por uma espécie de serpente peçonhenta, uma naja, extremamente venenosa que mantinha em cativeiro irregular”, lembra a biológa.

O caso citado pela bióloga é referente ao estudante Pedro Henrique dos Santos Krambeck Lehmkuhl, de 22 anos, picado por uma naja kaouthia, em 7 de julho. Ele chegou a ficar em coma, mas se recuperou. Agora ele é investigado por tráfico de animais e foi preso, nessa quinta-feira (29/7), no apartamento onde reside com a família, no Guará 2.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags