postado em 16/11/2009 11:47
Os servidores do Departamento de Trânsito do DF (Detran) devem cruzar os braços a partir da próxima segunda-feira (23/11). O indicativo de greve foi aprovado pela categoria, em assembléia na manhã desta segunda (16/11). A paralisação afetará os serviços de vistoria, emissão de carteira de habilitação, transferência de veículo e fiscalização de trânsito.Os trabalhadores reivindicam realinhamento das carreiras, com reajuste médio em torno de 20% para todos os servidores do órgão; aumento do valor unitário do tíquete, de R$ 18 para R$ 23; contratação dos auxiliares remanescentes do último concurso (dos 500 que fizeram o curso de formação, apenas 100 foram nomeados); e a realização de seleção para agentes de trânsito.
Em todo o Distrito Federal, a fiscalização é feita hoje por 100 agentes, distribuídos em três períodos do dia. "A carência é gigantesca. O Detran funciona hoje basicamente com servidores cedidos da Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) e cargos comissionados", diz Rômulo Augusto, diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sindetran).
Um novo encontro da categoria "para avaliar o andamento das negociações", ficou agendado para a próxima sexta-feira, às 9h, na unidade do Sia. O Detran informou, por meio de sua assessoria de imprensa que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre a greve.