Cidades

PM vai analisar soltura de detidos em operação legalidade, diz GDF

Após dia de protesto de praças na Esplanada e reunião de oficiais com Filippelli, governo admite que autoridades vão analisar o processo dos detidos

postado em 26/02/2014 21:47
O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou nota na noite desta quarta-feira (26/2) informando que as autoridades que presidem os inquéritos policiais militares da operação legalidade vão analisar a soltura dos acusados de insuflar o movimento. O anúncio ocorre depois da intermediação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que se reuniu com representantes dos praças (patentes mais baixas) após protesto na Esplanada.

Na nota, o GDF "reconhece como legítima a preocupação manifestada pelo presidente da Câmara dos Deputados no sentido de intermediar entendimento entre setores da PM e o governo". Mais cedo, o governador em exercício Tadeu Filippeli havia fechado acordo com oficiais, em reunião sobre a reestruturação da carreira militar.

[SAIBAMAIS]Filipelli e os oficiais estabeleceram o início dos trabalhos das duas comissões de policiais e bombeiros militares responsáveis pela discussão da reestruturação. Os grupos terão dois meses para definir o texto de um projeto a ser encaminhado ao Congresso Nacional. Segundo Filippelli, o envio será feito até 2 de julho.

O grupo de praças que protestou na Esplanada e chegou a ocupar a chapelaria do Congresso Nacional votou a realização de operação legalidade total durante as festividades de carnaval nas cidades do DF. Em outras palavras, seria o correspondente a atender as ocorrências dentro da velocidade permitida das vias e respeitar os semáforos fechados, por exemplo, sem urgência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação