Furnas informou na tarde de sexta-feira (18/9) que a queda de energia que afetou quase meio milhão de unidades consumidores da Companhia Energética de Brasília (CEB) foi ocasionada por uma queimada sob uma linha localizada entre as subestações Samambaia e Brasília Sul. Dois circuitos foram desligados por conta disso.
Segundo a companhia, o Corpo de Bombeiros combateu os focos de fogo, e o restabelecimento do sistema de transição foi feito às 16h.
Mais cedo, a CEB confirmou que havia sido um problema em uma linha da companhia controlada pela Eletrobras, que levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a determinar o desligamento de cerca de 48% da eletricidade que abastece o Distrito Federal.
Durante o problema, que começou por volta das 15h, diversas regiões administrativas do DF ficaram sem energia, afetando, inclusive, a operação de linhas do metrô. Já a área central do Plano Piloto, onde fica localizada a maior parte dos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, experimentou piques de energia, mas não teve a eletricidade totalmente cortada.
Queimadas sob linhas de transição são uma das principais causas de desligamento de energia não previsto. O ato é constituído como crime federal, de acordo com o Decreto 2.661. O Centro de Operações de Furnas recebe denúncias pelo telefone 0800 025 25 55.