Jornal Correio Braziliense

Cidades

Espaço Cultural Renato Russo deve ser reaberto em 2017

Espaço estava fechado desde janeiro de 2014. Na época, local estava em condições precárias

Após mais de dois anos de portas fechadas, o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, recebeu uma previsão de inauguração, para junho de 2017. A obra foi orçada em R$ 5,6 milhões e será paga com recursos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O local é composto por teatro, sala multiuso, salas de ensaio, galpão de artes, biblioteca, mezanino para exposição, gibiteca, musiteca, galerias de arte, escritórios e estúdio de rádio.

Leia mais notícias de Cidades

Estão previstas reparação da estrutura predial, reforma das salas e do teatro, revisão de toda a instalação hidráulica e elétrica, instalação de elevador e criação de acessos que permitam a pessoas com deficiência chegar aos dois pavimentos do prédio, além da construção de um memorial em homenagem a Renato Russo. Os espaços, as salas e as galerias serão equipados com sistemas de luz, som e projeção.

Histórico
Fechado desde janeiro de 2014, o espaço ficou praticamente abandonado durante dois anos. Na época, o Correio teve acesso à área interna e foram verificadas rachaduras, fiações expostas, teias, portas danificadas e pichações.


[SAIBAMAIS] O Espaço foi inaugurado em 1975. Em 1977, foi criado o Centro de Criatividade, onde ocorriam aulas, ensaios e oficinas artísticas. Depois de passar por revitalização arquitetônica, em 1986 ; que possibilitou a passagem entre as avenidas W2 e W3 por dentro do local ;, o espaço foi reinaugurado no formato atual em setembro de 1993 e rebatizado com o nome do músico que fez carreira em Brasília.

Outras reformas culturais
Além do Espaço Cultural Renato Russo, o Governo do Distrito Federal está reformando o Centro de Dança do Distrito Federal (Setor Cultural Norte), que deve ser entregue à população em março de 2017.

De acordo com a Secretaria de Cultura, até meados de novembro, serão feitos a licitação para recuperar o Museu de Arte de Brasília (Setor de Hotéis e Turismo Norte) e o chamamento público para instalar o café do Cine Brasília (106/107 Sul).

Hoje, a secretaria faz a recuperação de elevadores e dos aparelhos de ar condicionado da Biblioteca Nacional de Brasília e do Museu Nacional (Eixo Monumental) e a realização de reparos no Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental). No primeiro semestre de 2017, terá início o processo de recuperação do Teatro Nacional Claudio Santoro.