Jornal Correio Braziliense

Cidades

Tempestade deixa mais de mil pessoas desalojadas em Samambaia

Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas ficaram feridas

O governador Rodrigo Rollemberg foi até o local prestar apoio e ver a situação de perto. "Estou impressionado. Foram ventos muito fortes, muito rápidos, que deixaram rastros de destruição terríveis", lamentou. O chefe do Executivo local afirmou, ainda, que o Governo do Distrito Federal dará todo o suporte necessário aos moradores da região administrativa. "Amanhã (nesta quinta-feira) terá uma ação conjunta para prestar serviço à população atingida", disse.

Segundo a Administração Regional de Samambaia, a equipe já entrou em contato com outras administrações do DF para pedir ajuda na reconstrução das casas, na limpeza das ruas e na retirada dos galhos dos prédios atingidos pela ventania.

Ao todo, 17 viaturas do Corpo de Bombeiros foram chamados para atender a ocorrência. Agentes da Defesa Civil e da Polícia Militar do DF (PMDF) também se deslocaram para prestar ajuda à população.

O grande volume de chuvas assustou os moradores. Várias pessoas que vivem na região relataram o susto que o clima causou na noite passada. Nas redes sociais, um residente do local descreveu o que viu. "Moro há 26 anos na Samambaia e nunca vi nada igual em lugar nenhum. Árvores arrancadas do chão, muros de escolas caídos, telhados arrancados e postes de energias tombados. Parece que passou um tornado destruindo tudo", descreve.

Uma outra moradora conta que a própria casa perdeu as telhas. "Moro na quadra 211, minha residência e a dos meus vizinhos ficaram todas descobertas. Foi uma tragédia. Agora é ir atrás de juntar os destroços e mandar consertar. Parecia um furacão. Acabamos perdendo muitas coisas", lamenta.

[VIDEO2]

Na Esplanada

As rajadas de chuva registradas na tarde de quarta (18/10) também assustaram brasilienses que passavam pela Esplanada dos Ministérios. Os fortes ventos destruíram o acampamento da Frente Nacional de Luta (FNL), que protesta pela Reforma Agrária no país. Cerca de 20 tendas grandes foram levadas pelo vento e várias barracas de campi derrubadas. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas.

[FOTO814303]