Cidades

Australiana acusada por injúria racial deve receber tratamento psiquiátrico

A denunciada ofendeu profissionais em salão de beleza, em 2014. Essa foi a segunda vez que a mulher respondeu pelo mesmo crime

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 26/10/2016 18:44

A denunciada ofendeu profissionais em salão de beleza, em 2014. Essa foi a segunda vez que a mulher respondeu pelo mesmo crime A australiana Louise Stephanie Garcia Gaunt foi sentenciada pela 5; Vara de Brasília ao cumprimento tratamento psiquiátrico, pela prática de crime de racismo. Em 2014, ela ofendeu profissionais negras de um salão de beleza e foi denunciada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Leia mais notícias de Cidades

Na ocasião, Louise se recusou a ser atendida por uma funcionária negra e a justificativa foi exatamente à cor da vítima. ;Pessoas da sua cor me incomodam; e ;só quero que as pessoas da sua cor não me dirijam a palavra;, disse, à época.

A juíza reconheceu que a mulher cometeu o crime de injúria racial e agiu com superioridade, de acordo com a sentença. A medida será aplicada por prazo indeterminado, com avaliações periódicas, até que seja verificada a cessação de periculosidade da sentenciada.

Primeiro caso

[SAIBAMAIS] Essa é a segunda vez que a australiana responde por um processo dessa natureza. Em setembro, ela também recebeu absolvição imprópria, com aplicação de medida de segurança, em processo que respondia por injúria contra duas funcionárias da limpeza da Companhia Energética de Brasília (CEB), onde trabalha.

O fato ocorreu em junho de 2013, quando a denunciada ofendeu duas empregadas terceirizadas, ambas negras, responsáveis pela limpeza do local. Ao ser interrogada em sindicância, ela desdenhou da situação. ;É uma faxineira e nem é da sua cor;. Ela disse também que ;entende que errar é humano e ser preconceituoso também, o que pode fazer se é estrangeira;. Ela justificou o comportamento alegando que ;foi criada em ambiente estrangeiro e nunca teve relação com pessoas de cor escura;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação