Cidades

GDF firma contrato com a FGV para avaliação do transporte público

O contrato de consultoria foi firmado nesta terça-feira (24/1). A análise levará em conta as licitações assinadas em 2012 e em 2013, com duração de 10 anos

postado em 25/01/2017 16:22
O contrato de consultoria para o transporte público do DF foi firmado nesta terça-feira (24/1) com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Essa foi a instituição escolhida pelo Governo do Distrito Federal para avaliar os contratos do setor. A análise levará em conta as licitações assinadas em 2012 e em 2013, com duração de 10 anos. As empresas beneficiadas são a Piracicabana, a Pioneira, a Marechal, a Expresso São José e a Urbi.

O contrato com a fundação foi feito mediante licenciamento e com dispensa de licitação, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 10 de janeiro. O valor é de R$ 4,8 milhões. Estudiosos da FGV farão uma avaliação do transporte público na capital, envolvendo aspectos gerenciais, de logística e de composição de custos.

[SAIBAMAIS]O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, explica a abrangência do trabalho. ;É uma análise global de toda a realidade do contrato. Ela (FGV) vai dizer o que aconteceu desde a assinatura, como e por quê. Ao final, poderemos fazer os ajustes, caso sejam necessários.; A consultoria se dará em duas fases: uma englobará o aspecto financeiro e a outra, o caráter técnico do contrato de exploração do transporte público.

Na primeira etapa, será feita a análise de valores, como gastos com combustível e manutenção de pneus. Depois vem a parte de avaliação dos sistemas, como o de bilhetagem automática. ;Por lidarmos com a gerência do contrato no dia a dia, não vemos algumas falhas que a fundação pode encontrar e sugerir soluções, adotadas em outros lugares onde eles trabalharam;, disse Damasceno.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação