Cidades

Obras no Teatro Nacional começarão até o fim do ano

O Ministro da Cultura disse que não aceitaria o valor previsto pelo GDF para reforma do Teatro Nacional. Agora, o projeto será revisto e readequado

Tainan Pimentel*
postado em 20/04/2017 20:55
Projeto executivo de reforma do Teatro Nacional será alterado
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou que vai readequar o projeto executivo de reparos do Teatro Nacional. Dois dias antes, o ministro da Cultura, Roberto Freire, afirmou, em entrevista ao Correio, que não aceitaria o valor previsto pelo GDF para reforma do Teatro Nacional. Na tarde desta quinta-feira (20/4), Rollemberg anunciou também o término das obras de ampliação do Museu de Arte de Brasília (MAB), a revitalização de endereços do Plano Piloto e outras ações em comemoração aos 30 anos de Brasília como Patrimônio da Humanidade.
Ao lado de vários secretários, Rollemberg comunicou a assinatura, na manhã desta quinta-feira (20), de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para readequar o projeto executivo de reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro, fechado desde fevereiro de 2014 e cujo orçamento já foi revisto duas vezes. O ministro da Culturahavia criticado os altos valores da reforma e afirmou que queria um novo orçamento e um novo projeto executivo.
;Quero uma revisão nossa porque me parece que há um orçamento muito alto;, pontuou Freire. ;Vou querer que o Iphan faça uma análise de quanto será a recuperação, restauração e reabertura do teatro. Estamos vivendo num país com dificuldades fiscais, você não tem recursos orçamentários para uma obra desse porte. Muito menos o governo do DF;, completou o ministro.
A estimativa original de custo para o projeto, em 2014, era de R$ 220 milhões. Segundo Rollemberg, uma das intenções da readequação assinada nesta quinta-feira (20) é justamente diminuir os valores da reforma. ;Assinamos o acordo de cooperação para que o arquiteto autor do projeto possa refazê-lo para que seja algo mais pé no chão, de acordo com o momento que nós estamos vivendo hoje no país, que não aceita mais obras muito caras;, declarou.

[SAIBAMAIS]Em nota, a Secretaria de Cultura (Secult) informou, ainda, que as negociações para readequar o projeto executivo de reforma do Teatro Nacional começaram desde o ano passado e que a estratégia para reduzir os custo a partir de uma revisão do projeto vem desde 2015. A previsão é que a reforma do Teatro Nacional comece até o fim do ano. Em agosto, será reaberto o foyer da Sala Villa-Lobos, com exposição para homenagear os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Teatro Nacional Cláudio Santoro está fechado desde janeiro de 2014, por recomendação do Ministério Público a partir de uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Faltava alvará de funcionamento e habite-se. Mais de 100 problemas foram apontados no laudo.

Parceria

No encontro, Rollemberg anunciou também diversas ações em parceria com a Unesco e o Iphan em comemoração aos 30 anos da declaração de Brasília como Patrimônio da Humanidade. As medidas serão gerenciadas pelas secretarias locais e vão desde a reforma de outros espaços culturais, como o Museu de Arte de Brasília (MAB), lançamentos de projetos culturais e revitalização de endereços tradicionais do Plano Piloto, como Setores Comercial Sul (SCS) e de Diversões Sul (SDS), que também voltam a receber atrações culturais gratuitas a partir desta quinta-feira (20).
A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Patrícia Reis, lembrou da importância dos 30 anos do título de Brasília como Patrimônio da Humanidade para os brasilienses. ;Nos sentimos realizados em participar da ampliação da política cultural do DF e de estarmos juntos no anúncio dessas ações. Queremos que o cidadão brasiliense faça parte disso e perceba a riqueza do titulo de Brasília como patrimônio da humanidade;, pontuou.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação