Cidades

Manifestantes ocupam gabinete do diretor do Hospital de Base

O grupo protesta contra a proposta que transforma o hospital em instituto. O texto foi encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa e aprovado em mais uma comissão na última segunda-feira (8/5)

postado em 09/05/2017 15:19
Pelo menos 40 pessoas, divididas entre sindicalistas e servidores, participaram do ato
No início da manhã desta terça-feira (9/5) um grupo formado por representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde) ocupou a sala da direção geral do Hospital de Base do Distrito Federal. Eles protestam contra a proposta de transformação do hospital em instituto. Pelo menos 40 pessoas, divididas entre sindicalistas e servidores, participaram do ato.

Segundo a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, a desocupação teve início depois que um acordo entre a Secretária de Saúde e alguns distritais. Eles se reunirão em breve para discutir as condições do hospital e tentar barrar a proposta.


Marli contou que toda a confusão teve início após a direção retirar a tomada do carro de som e do microfone durante uma assembleia realizada do lado de fora, próximo à área administrativa do HBDF. "Estavamos fazendo uma assembleia com o intuito de informar aos profissionais o que poderá acontecer caso o hospital seja entregue para a iniciativa privada", afirmou Marli.
[SAIBAMAIS]Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que respeita os posicionamentos, mas que reprova quando os direitos de manifestação extrapolam os limites e comprometem o atendimento na rede pública.

Tramitação

O proposta de criação do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) foi entregue pelo GDF à Câmara Legislativa e, na última segunda-feira (8/5), aprovada na Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle. Antes de ir a plenário, deve ser aprovada pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc).
Confira a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:

A Secretaria de Saúde, democraticamente, respeita os posicionamentos dos sindicatos e demais corporações quanto a qualquer uma das suas decisões e propostas. Prova disso é que nas últimas semanas o secretário de saúde participou de diversos seminários e outras discussões a respeito do projeto de criação do Instituto Hospital de Base.

A Secretaria de Saúde, porém, manifesta seu total repúdio quando tais direitos de manifestação extrapolam os limites e passam a comprometer ou mesmo prejudicar o atendimento da saúde pública à população. Como aconteceu na manhã desta terça-feira (9) com a invasão do Hospital de Base pelo Sindsaúde.

A Secretaria espera que o sindicato, também democraticamente, mantenha-se simplesmente em seu direito de manifestação, respeitando o patrimônio, a integridade física das pessoas e a garantia de atendimento à população.

A Secretaria de Saúde não quer acreditar que o sindicato sobreponha interesses corporativos aos interesses e necessidades do povo de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação