Cidades

Cafetina aplicava silicone industrial no corpo de travestis exploradas

Devido à pratica, uma das chefes da organização criminosa que aliciava transexuais para a prostituição vai responder por exercício ilegal da medicina

postado em 26/09/2017 12:27
Acusada aplicava material considerado perigoso por médicos em garotas de programa Uma das suspeitas de cafetinagem presas na manhã desta terça-feira (26/9) na Operação Império vai responder também por exercício ilegal da medicina. Segundo as investigações, a acusada, que também é travesti, aplicava silicone industrial nas travestis que trabalhavam para ela.
De acordo com a delegada Elisabete Maria de Morais, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação (Decrin), ela chegava a cobrar R$ 4 mil para a aplicação do material. As outras acusações ; que recaem também sobre as outras nove cafetinas presas preventivamente, todas travestis ; são: tráfico de pessoas, organização criminosa e rufianismo, nome dado à cafetinagem no Código Penal. Estima-se que ao menos 50 travestis estavam sob o comando do grupo desmantelado pela Polícia Civil.


[SAIBAMAIS]De acordo com a delegada Elisabete, a cafetina aplicava o silicone no quadril das travestis e o mantinha restrito a essa parte do corpo por meio de um procedimento conhecido como ;calcinha cirúrgica;. Depois, as transexuais precisavam passar até uma semana deitadas, de bruços, para garantir que o material não vazasse para outras regiões. Já os implantes nos seios e as cirurgias plásticas eram feitas em clínicas particulares.
[FOTO1024610]

A policial indica que travestis que trabalham com prostituição valorizam a presença de seios e glúteos fartos. Assim, as líderes do esquema atraíam as mulheres trans com a oferta desses procedimentos. As vítimas contraíam dívidas e passavam a ser exploradas para pagar o que deviam.

Cafetinas são vistas como modelo

A delegada diz que as transexuais exploradas têm dificuldade até mesmo de perceber que são exploradas, uma vez que vêm de um longo histórico de rejeição e falta de oportunidades. "As cafetinas eram vistas como modelo pelas jovens, que não encontravam ninguém para se espelhar enquanto eram discriminadas nas escolas e pelas famílias", aponta.
De acordo com a Polícia Civil, as travestis, quando não eram ameaçadas, chegavam a manter relações afetivas com as líderes do esquema. Algumas prostitutas que conversaram com o Correio negaram que as cafetinas as explorassem.


Aplicação de risco

O uso de silicone industrial no corpo é de altíssimo risco. Além dos perigos de infecção durante a aplicação do produto, usuários podem desenvolver embolia e necrose de tecidos. O fácil acesso leva pessoas a procurarem o material para procedimentos geralmente caros ou não indicados por médicos. Há também registro da injeção do silicone em músculos do braço, por homens que tentam ganhar massa muscular mais rapidamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação