Cidades

Corpo de vice-presidente do Correio é sepultado na Ala dos Pioneiros

Familiares, amigos, representantes do governo, empresários e nomes importante das artes deram a última homenagem com uma salva de palmas no momento em que o caixão foi retirado da capela

Ricardo Daehn, Luiz Calcagno, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 25/11/2017 12:42
Corpo chegou ao local onde foi enterrado, na Ala dos Pioneiros, às 12h54
Depois de uma despedida que durou pouco mais de quatro horas, o corpo do vice-presidente Executivo do Correio, Evaristo de Oliveira, foi levado para ser sepultado na Ala dos Pioneiros, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Às 12h35 deste sábado (25/11) um carro chegou à capela 10 para buscar o caixão e outro apenas para as coroas de flores. Familiares rezaram o Pai-Nosso antes de seguir para o cortejo.
Familiares, amigos, representantes do governo, empresários e nomes importante das artes fizeram a última homenagem com uma salva de palmas no momento em que o caixão foi retirado da capela. A caminhada para a Ala dos Pioneiros começou às 12h38 sob sol forte. Às 12h54 o cortejo chegou ao local onde Evaristo será sepultado. Muito abalada, a mulher de Evaristo, dona Regina, recebeu o apoio dos filhos, Gabriela e Guilherme Oliveira e Gabriela Macpherson.
Durante o sepultamento, um sobrinho de Evaristo discursou sobre o tio, agradeceu aos presentes e relembrou a nobreza do vice-presidente do Correio. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), também aproveitou o momento para relembrar a memória do pioneiro.
"Não podemos perder a referência que ele foi para todos nós. Evaristo era um exemplo de bom senso. Ele soube como viver em um mundo tão complicado. Ele se vai e deixa muitos amigos tristes, mas deixa, sobretudo, referências", reforçou.
Visivelmente emocionado, o presidente do Correio, Álvaro Texeira da Costa, ressaltou a unanimidade do amigo. "É meu querido irmão. Sempre teve uma palavra de amizade, carinho e compreensão aos nossos arroubos", ressaltou. Uma ex-funcionária do jornal cantou um hino de louvor. Por fim, mais uma salva de palmas homenageou a trajetória de Evaristo. Aproximadamente 300 pessoas passaram pelo cemitério ao longo da manhã para dar o último adeus ao vice-presidente do Correio.
Cortejo saiu em direção a Ala dos Pioneiros depois de uma salva de palmas
Ex-secretario de cultura e comunicação do DF, Silvestre Gorgulho destacou a sensibilidade cultural na vida do vice-presidente executivo do Correio. Em uma convivência de 45 anos, Gorgulho salienta uma obra em especial, feita pelo pintor Carlos Bracher. "Fomos a Ouro Preto (MG), em uma viagem, para que o Bracher criasse um dos mais belos painéis sobre a criação de Brasília. Chama-se das letras às estrelas. Trata desde a formação de Brasília, nos estudos de JK até a construção da capital", conta Gorgulho.

Ala dos Pioneiros

As quadras 801 a 807, conhecidas como a Ala dos Pioneiros, são destinadas a sepultamentos de servidores públicos lotados no Distrito Federal e de pessoas que prestaram colaboração em diversas atividades na capital federal. Ela foi fundada em 1959. O corpo do engenheiro Bernardo Sayão foi o primeiro a ser enterrado no local. Entre os nomes de destaque estão Sarah Kubitscheck, Dulcina de Moraes, Mário Eugênio, Jorge Cauhy Júnior, Edilson Cid Varela, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação