Cidades

Adasa garante que não vai faltar água no DF durante o 8º Fórum Mundial

Fórum Mundial da Água ocorre em meio à maior crise hídrica da história do DF. Governo e Adasa, porém, garantem abastecimento aos cerca de 40 mil participantes

postado em 12/12/2017 12:16
Estacionamento do Mané Garrincha receberá exposições gratuitas durante evento
A 96 dias da abertura oficial do 8; Fórum Mundial da Água, o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, garantiu o abastecimento nos seis dias do evento, entre 18 e 23 de março. No entanto, ele falou em "uso racional da água" durante o encontro em Brasília, que deve receber cerca de 40 mil pessoas, 7 mil de outros países.


"A cidade está preparada. O Fórum, aliás, já ocorreu em regiões com poucos recursos hídricos", frisou Salles, na apresentação oficial do evento, na manhã desta terça-feira (12/12). Marrakech, no Saara marroquino, recebeu o evento em 1997. Lá, chove apenas 281 milímetros por ano, em média, valor próximo ao esperado apenas para o mês de dezembro no DF.

[SAIBAMAIS]As inscrições para participar do evento estão abertas desde 3 de novembro, e os ingressos do primeiro lote para brasileiros custam entre R$ 130 (estudante, um dia) e R$ 1.138 (inteira, seis dias). Porém, além das entradas para as palestras e mesas de discussões, a população pode participar dos eventos gratuitos marcados para Brasília durante o Fórum Mundial da Água.


Exposições, feiras e restaurantes

Para isso, uma área de mais de 20 mil metros quadrados no estacionamento do Estádio Mané Garrincha vai receber exposições, feiras e restaurantes. Por enquanto, 16 países, incluindo o Brasil, garantiram presença em pequenos pavilhões montados no local, mas o GDF estima participação de cerca de 100 nações.

Os seminários, encontros e palestras ocorrerão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. "O Fórum trará um legado não só para Brasília, mas para todo o Brasil. Vamos fortalecer os comitês das bacias hidrográficas com novos instrumentos de gestão das águas", avaliou o governador Rodrigo Rollemberg.

Primeira cidade na América do Sul a receber o Fórum


Brasília ganhou o direito de sediar o 8; Fórum Mundial da Água em 2014, ainda na gestão Agnelo Queiroz. Três anos antes da maior crise hídrica da história do Distrito Federal, os reservatórios marcavam, com folga, 100% da capacidade antes do início das estações secas.

Nesta terça-feira, o nível do reservatório do Descoberto está em 11,1%, tendo atingido o índice de referência estabelecido pela Adasa para dezembro, de 11%. Já o de Santa Maria está com 23,8% de sua capacidade, 0,2% abaixo do valor de referência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação