Cidades

Todas as estações do metrô abrem nesta manhã após 40 dias de greve

Metrô abriu normalmente no início da manhã desta terça-feira, e todos os 24 trens circulam entre todas as estações nos horários de pico. Confira os horários de funcionamento do serviço após 40 dias de greve

postado em 19/12/2017 08:17
Trens circulam com efetivo total das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30
O metrô volta, enfim, a circular com o efetivo completo após 40 dias de greve. Todas as estações do DF estão abertas desde as 6h desta terça-feira (19/12). A volta do serviço segue determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região (TRT-10), que acatou as reivindicações do Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) e obrigou, em plenário, o retorno dos trens à circulação.


Assim, o metrô funciona com todos os 24 veículos nos horários de pico (6h-8h45 / 16h45-19h30). Nos demais horários, 15 trens circulam, como antes do início da greve. As estações abrem até as 23h30.

Durante a greve, o serviço funcionava com 18 dos 24 trens nos horários de pico e apenas cinco ou três no restante do dia. O tempo de espera à noite chegava a uma hora em algumas estações. Além disso, antes de uma primeira determinação do TRT-10, o metrô parou totalmente por até cinco dias consecutivos.


Tribunal aceita reivindicações


A decisão do TRT-10, tomada na tarde de segunda-feira (18/12), pôs fim a uma queda de braços que parecia interminável. A Corte acatou a reivindicação do Sindmetrô, que pedia reajuste de 8,4% e a contratação de mais de 600 novos funcionários aprovados em concurso público.

[SAIBAMAIS]O tribunal decidiu, ainda, não punir nem a categoria nem a Companhia do Metroviário do Distrito Federal (Metrô/DF) pelos dias em que nenhuma estação funcionou. Na decisão, o TRT-10 entendeu que o fechamento ocorreu "por questões de segurança" por conta do baixo efetivo.

Até a audiência na segunda-feira, nem mesmo o Ministério Público do Trabalho conseguia fazer metroviários e estatal entrarem em um acordo. A demora irritou os passageiros nos 40 dias de greve. Em um episódio, uma falha técnica no metrô levou a um quebra-quebra na estação Praça do Relógio.


Fiscalização volta às faixas exclusivas


Com o metrô de volta aos trilhos, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/DF) e o Departamento de Trânsito (Detran/DF) encerram, a partir desta quarta-feira (20/12), a liberação das faixas exclusivas para ônibus e taxis na EPTG, na EPNB, na W3 e no Setor Policial Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação