Cidades

Previsão do tempo: chuvas à tarde no primeiro dia útil do ano no DF

Terça-feira será de tempo nublado e pancadas a partir da tarde. Inmet prevê tempo ainda mais chuvoso a partir de sexta-feira

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 02/01/2018 08:16
Na segunda-feira (1º/1), choveu 6% do esperado para todo o mês
Prepare-se para mais chuva no Distrito Federal. No primeiro dia útil do ano, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira (2/1) é de tempo nublado pela manhã, com pancadas a partir da tarde. A temperatura varia entre 18;C e 28;C.

Segundo o instituto, os primeiros dias de 2018 cumprirão as expectativas da estação na capital: temperaturas altas, mas amenizadas com maior quantidade de chuvas. O Inmet prevê, ainda, temporais no DF a partir de sexta-feira (5/1).

No primeiro dia do ano, chuvas fortes atingiram o Plano Piloto. Em alguns pontos, galhos de árvores cederam e caíram sobre gramados e pistas.

A estação automática do instituto, no Sudoeste, registrou 16,2 milímetros acumulados. Caso chova nesse ritmo durante todo o mês, o volume de chuvas ultrapassará, com folga, os 246mm previstos para janeiro. Um início de 2018 chuvoso pode aliviar uma sequência de anos secos em Brasília: em 2016 e 2017, choveu menos do que a média prevista para o DF.


Mesmo com chuvas, racionamento não tem previsão de fim


[SAIBAMAIS]Apesar de os dois principais reservatórios que abastecem o DF terem fechado o ano com 30,1% ; valor acima do esperado para dezembro ;, a crise hídrica continuará uma realidade para o brasiliense em 2018. O Governo do Distrito Federal não tem, ainda, previsão de fim do sistema de rodízio no abastecimento de água.

Até a última atualização desta reportagem, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) não tinha a capacidade do volume útil de Santa Maria nem do Descoberto depois do Ano Novo. Segundo o órgão, houve falha no sistema de transmissão de dados, e os números serão divulgados após os reparos.

Confira aqui as cidades que enfrentam corte de água nesta terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação