Cidades

Homem é preso por criar aves em cativeiro no Recanto das Emas

Ele foi detido por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental na região. No local, foram encontrados cinco pássaros silvestres

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 02/01/2018 21:52
Na casa, haviam gaiolas e um alçapão, instrumento utilizado para a captura

Um homem foi preso por crime contra a fauna por volta das 17h30 desta terça-feira (2/1). Ele acabou detido por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) na Quadra 205 do Recanto das Emas. O motivo foi a denúncia de que o suspeito criava animais silvestres ilegalmente.


[SAIBAMAIS] No local, os policiais militares encontraram cinco pássaros da fauna brasileira. Além disso, na casa, haviam gaiolas e um alçapão, instrumento utilizado para a captura dos pássaros.

Até o fechamento desta reportagem, a PM não informou para qual local os animais seriam levados. Após a abordagem, o proprietário da residência foi encaminhado à 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) para prestar depoimento.

Operação do Ibram


Há três meses, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) criou uma força tarefa com objetivo de frear a criação desses animais. Na Operação Aves do Morro, à época, os fiscais percorreram regiões específicas de São Sebastião, cidade a pouco mais de 21 km do Plano Piloto. Entre os animais resgatados estavam canário-da-terra, galo de campina e periquitos.

A ação ocorreu em conjunto com a Polícia Civil ; por meio da Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) ;, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Ambiental Militar. Ao todo, 20 funcionários atuaram nas residências dos criadores.

Na ocasião, cerca de 40 aves foram resgatadas pela manhã. Além da forma irregular de criação, as equipes constataram infrações de maus-tratos. No fim do dia, o Ibram contou 131 apreensões.

Denuncie


Manter animal silvestre da fauna brasileira em cativeiro é considerado crime, de acordo com a Lei Federal n; 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto Federal n; 6.514, de 22 de julho de 2008. Além de possível prisão, o criador responde processo administrativo. Para quem quiser denunciar a prática, basta acionar a ouvidoria do Ibram pelo 162.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação