Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 03/01/2018 18:31
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está com falha na comunicação telefônica há seis dias. O ocorrido começou em 28 de dezembro e se arrastava até a tarde desta quarta-feira (3/1). Os funcionários do hospital têm utilizado os celulares funcionais e pessoais para se comunicar entre eles.
[SAIBAMAIS] Consultados, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que a central do Hospital de Base é antiga, o que dificulta a aquisição das peças necessárias para o conserto. Porém, ressaltou que empresas foram acionadas com objetivo de fornecer orçamentos técnicos afim de sanar o problema. Apesar disso, não deu previsão de quando o serviço será retomado.
Ainda de acordo com a pasta, a falha aconteceu devido a um problema intermitente. Entretanto, a Secretaria de Saúde também disse que a situação não prejudica a marcação de consultas, já que o serviço é disponível de forma presencial pela Central de Marcações do local.
Sistema fora do ar
Em setembro do ano passado, o Hospital de Base passou por mais uma falha. À época, o problema aconteceu no sistema de registro de Guia de Atendimento Emergencial (GAE). Na ocasião, o pronto-socorro do órgão teve o atendimento comprometido, o que causou esperas de mais de uma hora pelos pacientes.
A Secretaria de Saúde disse que ocorreu uma parada inesperada em um Centro de Processamento de Dados e orientou que os pacientes, caso não conseguirem esperar, que se dirigissem a outra unidade médica.