Cidades

Volume de chuvas em janeiro fica abaixo da média; fevereiro será chuvoso

Acumulado do mês ficou 28,7% abaixo do esperado para os primeiros 31 dias do ano, que costumam ser os mais chuvosos

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 01/02/2018 10:43

Durante mais de uma semana em janeiro, o sol amanheceu quase sem nuvens ao redor

Janeiro terminou com volume de chuvas 28,7% inferior a média. O balanço mensal divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta quinta-feira (1;/2), registrou acumulado de 176,4 milímetros nos 31 primeiros dias do ano. A média esperada para o mês é de 247,4mm.

Ainda assim, 2018 abriu com mais chuvas do que o ano anterior. Janeiro de 2017 terminou com acumulado de 147mm, menos de 60% do esperado para o mês. O verão sem chuvas contribuiu para agravar a crise hídrica no DF, uam vez que os reservatórios chegaram ao período de seca com volumes insatisfatórios.

O meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet, classifica o índice registrado nesse último mês como "normal". "Dentro da estação chuvosa, sempre vai existir um período sem chuvas. Neste ano, ocorreu um veranico de nove a dez dias que atrapalhou um pouco", explica. Na segunda quinzena de janeiro, o DF registrou mais de uma semana com sol e baixa umidade.

A chuva, porém, parece ter voltado com força. Segundo Melo, fevereiro será um mês chuvoso, inclusive durante o carnaval. Logo no primeiro dia, choveu o suficiente para causar transtornos para o motorista no DF. O tempo permanece nublado nesta quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação