Publicidade

Correio Braziliense

Temendo pelo pior, moradores do DF pedem a manutenção da Ponte do Bragueto

Abaixo-assinado na internet pede a reforma da Ponte do Bragueto, uma das estruturas que necessita de reparo urgente segundo relatório do TCDF


postado em 07/02/2018 09:00 / atualizado em 08/02/2018 09:10

Buracos na Ponte do Bragueto em 2014(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press - 6/1/14)
Buracos na Ponte do Bragueto em 2014 (foto: Breno Fortes/CB/D.A Press - 6/1/14)
 
 
queda de parte de viaduto no Eixo Sul criou apreensão nos brasilienses. Temendo pelo pior, moradores da região norte criaram um abaixo-assinado on-line pedindo que a manutenção da Ponte do Bragueto, no fim do Eixão Norte, seja feita prontamente. 

"O governo não faz manutenção da Ponte e já tem estudos informando a possibilidade da ponte ruir, causando mortes”, diz a petição, criada na terça-feira (6/2), dia do acidente sobre a Galeria dos Estados. “Moradores da área norte do DF e usuários de veículos que usam a ponte: queremos a manutenção da Ponte do Bragueto, antes que ela caia!”, é possível ler na página.
 
Ver galeria . 10 Fotos Falta de manutenção publica na Ponte do Bragueto no Lago NorteBárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
Falta de manutenção publica na Ponte do Bragueto no Lago Norte (foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press )


A Ponte do Bragueto liga a Asa Norte ao Lago Norte e à região norte do DF, como Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Varjão. Em relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que apontou problemas estruturais em 13 viadutos, incluindo o do Eixão Sul que caiu, ela aparece como uma das sete edificações que necessitavam de reparo urgente.
 
O Correio visitou todos esses pontos na terça-feira com o especialista em infraestrutura e manutenção predial Li Chong Lee Bacelar, professor da Universidade Católica de Brasília (UCB). Sobre a Ponte do Bragueto, ele disse que ainda há vários problemas na estrutura e que os diversos remendos feitos na via acrescentam riscos de algum acidente ocorrer.
 
Em nota, o GDF disse que, com as obras do Trevo de Triagem Norte, duas vias marginais já estão sendo executadas. "Com isso, a ponte do Bragueto poderá ser demolida ou restaurada após resultado da avaliação e elaboração dos projetos de recuperação", afirmou.

Um vídeo em que é possível ver a parte debaixo da ponte tem circulado na internet também na tentativa de chamar a atenção do governo e da população sobre o mau estado de conservação. Assista:
 
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade