Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 22/02/2018 21:56
Uma equipe da Polícia Militar do DF apreendeu na tarde desta quinta-feira (22/2) cerca de 60 projéteis e nove armas em uma casa de Ceilândia. Na residência, que fica na QNQ 5, os militares encontraram, também, 13 aves silvestres. Dois suspeitos foram presos e responderão por crime ambiental e porte ilegal de arma.
Segundo informações da corporação, os homens já tinham passagens pela polícia exatamente pelos mesmos delitos. Em meio às buscas, a PM encontrou, ainda, cerca de 10kg de carne, proveniente de caça ilegal. A Polícia Militar chegou ao endereço depois de uma denúncia anônima. Testemunhas disseram ter visto pessoas entregando um objeto suspeito no local, o que fez com que a polícia começasse a apurar o caso.
Ao chegarem ao local, os militares encontraram, primeiro, as gaiolas dos pássaros, que estavam na garagem. Uma das armas recolhidas pela corporação é de uso restrito das forças policiais, e duas de chumbinho, aptas para munição .22. Após a abordagem, os suspeitos seguiram para a 24; Delegacia de Polícia (Setor O).
Cativeiro no Recanto das Emas
No início do mês, no Recanto das Emas, um homem acabou preso pela criação ilegal de aves silvestres. O flagrante aconteceu na Quadra 205 e foi feito por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Na ocasião, os policiais resgataram cinco pássaros. Na residência, haviam gaiolas e um alçapão, instrumento usado na captura das aves. O proprietário da casa foi levado à 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) para depor.
Denúncia
Manter um animal silvestre da fauna brasileira em cativeiro é crime, de acordo com a Lei Federal n; 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto Federal n; 6.514, de 22 de julho de 2008. Além de correr risco de ser preso, o criador vai responder por processo administrativo. Para denunciar a prática, basta acionar a ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) pelo 162.