Cidades

Mesmo com greve dos vigilantes, 14 parques funcionam no fim de semana

A segurança contará com o apoio da Polícia Militar e dos próprios servidores dos locais, que trabalharão em escalas extras

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 09/03/2018 21:32
Parque Ecológico Olhos'Água, na Asa Norte, ficou aberto durante a semana, com apoio da PM, servidores e até moradores voluntários
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) decidiu que 14 parques do Distrito Federal vão permanecer abertos durante o fim de semana (10 e 11/3), entre as 7h e as 18h. Como os vigilantes estão em greve, a segurança será garantida com apoio da Polícia Militar, em conjunto com os servidores dos próprios locais. A instituição priorizou a abertura de parques nas regiões administrativas que recebem maior público.

A medida foi acordada com o GDF com o objetivo de não prejudicar o lazer da população em todo o DF. Para isso, houve remanejamento e escalas extras de agentes e auditores fiscais dos parques. O Ibram justificou que a abertura é segura, tendo como base o funcionamento de 12 unidades durante esta semana (6 a 9/3), sem registro de ocorrências.
"Em alguns parques, como Águas Claras , Olhos D;água (na Asa Norte) e Bosque do Sudoeste, o horário de fechamento chegou até a ser estendido, graças ao apoio espontâneo da população e grupos de moradores que se associaram à iniciativa e ajudaram no funcionamento", contou o presidente do órgão, Aldo Fernandes.

Dos 18 parques mais estruturados, que contêm sede com guaritas e infraestrutura, apenas quatro não vão funcionar: Riacho Fundo, Três Meninas, Prainha do Gama e Cortado (em Taguatinga). No total, o Ibram administra 73 Unidades de Conservação. Destas, 40 estão em condições de receber visitantes.
O Zoológico de Brasília também havia informado que manteria o funcionamento no fim de semana, mas, nesta sexta-feira (9/3), .

Confira os parques que vão abrir


Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul)
Parque urbano Bosque do Sudoeste
Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará)
Parque Ecológico Águas Claras
Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga)
Parque Ecológico Olhos D;Água (Asa Norte)
Parque Ecológico Jequitibás (Sobradinho)
Parque Recreativo Sucupira (Planaltina)
Parque de uso múltiplo da ASA SUL
Parque de uso múltiplo do LAGO NORTE
Parque do Paranoá
Parque Ecológico Veredinha
Parque do Areal
Parque Urbano e Vivencial do Gama

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação