Cidades

Ex-marido tenta matar mulher e atira contra si mesmo em Planaltina

Crime aconteceu na Quadra 1 do Jardim Roriz. O agressor atirou contra a vítima, que sobreviveu. Ele atirou no próprio pescoço e morreu horas depois, no Hospital de Base

Mariana Niederauer
postado em 05/04/2018 21:39
Violência doméstica
Moradores de Planaltina ficaram chocados com uma tentativa de feminicídio no início da noite desta quinta-feira (5/4). Um homem atingiu a ex-mulher com um tiro na cabeça e tentou se matar em seguida. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima tinha medidas protetivas contra o autor dos disparos, com base na Lei Maria da Penha. O agressor foi encaminhado ao Hospital de Base em estado grave e morreu na noite de ontem.
O crime aconteceu na Quadra 1 do Jardim Roriz. De acordo com o subtenente dos Santos, que ajudou a atender a ocorrência, o homem, identificado pelas iniciais E.A.F., 56 anos, entrou no escritório em que a vítima, J.M.G., 50, trabalhava e efetuou ao menos três disparos com arma calibre 38. Segundo relatos de uma testemunha, o agressor teria gritado "agora vamos acertar as contas" antes de atirar contra a vítima, que tentou impedir os disparos.

Depois de acertar a mulher na cabeça, ele atirou contra o próprio pescoço. O subtentente conta que o casal era conhecido na região e que a tentativa de assassinato chocou os moradores.
Militares do patrulhamento ostensivo e do grupo tático do 14; Batalhão, que atende a região, chegaram logo após o crime e isolaram a área. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam vítima e agressor no local. A vítima foi transportada ao Hospital de Base, com lesões na cabeça e no braço esquerdo, pelo helicóptero dos bombeiros.

O agressor foi levado ao Hospital Regional de Sobradinho e, devido à gravidade das lesões, foi encaminhado pelo Samu ao Hospital de Base. Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ele morreu às 20h37 desta quinta-feira (5/4). Na cintura dele, a equipe médica encontrou uma cartela plástica contendo nove munições intactas de arma calibre 38 que foram apreendidas.
A 31; Delegacia de Polícia (Planaltina) está responsável pela investigação. A PCDF solicitou perícia para o local e para o veículo utilizado pelo agressor. A arma utilizada no crime foi recolhida pelos agentes para perícia.

Violência doméstica

Em março, dois casos de feminicídio seguidos de suicídio no Distrito Federal marcaram o mês em que mais se discutem temáticas voltadas às mulheres. No dia 16, Mary Stella Maris Gomes Rodrigues dos Santos, 32 anos, foi assassinada a tiros pelo companheiro, Júlio César dos Santos, 38, que se matou em seguida. Dez dias antes, Elson da Silva, 39, também usou uma arma de fogo para matar a companheira, Romilda Souza, 40, e tirou a própria vida em um apartamento na Asa Sul.

A Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, prevê, além das medidas protetivas, que determinam o afastamento do agressor, ações educativas com o objetivo de prevenir casos de violência doméstica. Especialistas destacam que esse é o caminho para se alcançar, a longo prazo, a redução do número de mortes. Saiba onde buscar ajuda em casos de violência doméstica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação