Cidades

Após recorde de frio no DF, sensação térmica pode chegar a 8ºC

Até sexta-feira, a temperatura mínima deve variar entre 11ºC e 13ºC

Augusto Fernandes
postado em 22/05/2018 06:00
Lidinalva Ribeiro, 36, tratou de se agasalhar e também os filhos

Na madrugada desta segunda-feira (21/5), os termômetros da capital registraram 9,3;C. Desde 2013 não fazia tanto frio no Distrito Federal. Nos últimos cinco anos, apenas duas vezes a temperatura ficou abaixo dos 10;C em Brasília, de acordo com o Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em 18 de maio de 2013, a mínima caiu a 8,9;C e, em 18 de junho de 2016, a 9,9; C. Até sexta-feira, a temperatura mínima deve variar entre 11;C e 13;C. A explicação é ;devido à passagem de uma frente fria no fim de semana, vinda das regiões Sul e Sudeste do país. A massa de ar polar atingiu o Centro-Oeste, e, consequentemente, o Distrito Federal. O sistema passará rápido, mas a tendência é de que as baixas temperaturas continuem, em especial à noite e de madrugada;, afirmou a meteorologista Maria das Dores, do Inmet.

Sensação térmica

A um mês para a chegada do inverno, o brasiliense deve se preparar para o frio. Segundo o Inmet, nas horas mais geladas, os termômetros podem ficar abaixo de 15;C. Contudo, a sensação térmica faz parecer que está mais frio, destaca Maria das Dores. ;Com os ventos, a sensação pode ser de 8;C ou menos;, ponderou. As baixas temperaturas são comuns nesta época do ano. ;Maio tende a ser um mês frio. Quem vive em Brasília está habituado a isso;, afirmou.

As temperaturas baixas no fim de semana, que chegaram a 15;C no sábado e 14;C no domingo, não pegaram desprevenida a operadora de caixa Vitória de Sousa, 22 anos. Mesmo assim, ela ficou surpresa com a queda drástica na temperatura. ;Saí 5h20 de casa e estava congelando. Esperava que esfriasse no próximo mês, quando começa o inverno. Só senti frio parecido quando viajei a Curitiba;, disse.

Mesmo com o tempo mais quente no decorrer do dia, o analista de suporte técnico Gabriel Viana, 20, não tirou o casaco. ;Apesar do sol, o vento incomoda;, justificou. Nos próximos dias, ele sabe o que fazer quando sair de casa. ;O casaco fica na mochila. Brasília tem um tempo estranho. De uma hora para outra muda tudo. É melhor estar preparado;, comentou.

Com o inverno batendo à porta, a atriz Valéria Miranda, 31, afirma que está se preparando. ;Temos que sair de casa com guarda-chuva e casaco, mesmo se estiver fazendo sol. Aqui temos as quatro estações no mesmo dia;, disse. ;Ontem foi um dia estranho, com uma sensação térmica bem baixa. Nunca havia sentido tanto frio assim;, garantiu.

Além de se agasalhar, a professora Lidinalva Ribeiro, 36, teve que arrumar os filhos Alan Melo, 12, e Ana Jhuly Melo, 5. ;Tive que empacotar os dois antes de ir para a rua. Se para mim é difícil, imagina para eles;, contou. Com receio de mais temperaturas baixas, ela não economizará nos cuidados com as crianças. ;Vou aumentar o estoque de roupas de frio lá em casa. Não quero que os meus filhos fiquem doentes por conta disso;, assegurou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação