Cidades

Combustível em postos do DF deve acabar totalmente às 16h, diz sindicato

Previsão é do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do DF (Sinpospetro-DF). Uma das maiores redes de postos da capital só tinha três dos 92 estabelecimentos funcionando na manhã desta sexta-feira

Isa Stacciarini
postado em 25/05/2018 12:20
Nos postos, pedestres fazem fila para encher galões: prática é condenada pelos bombeiros
O estoque de combustível nos postos de gasolina do Distrito Federal deve durar até as 16h desta sexta-feira (25/5). Essa é a previsão do presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do DF (Sinpospetro-DF), Carlos Alves dos Santos. Segundo ele, uma das maiores redes de postos da capital só tinha três dos 92 estabelecimentos funcionando na manhã desta sexta: na Asa Sul, no Paranoá e em Santa Maria.

Santos, no entanto, não apresentou uma estimativa da quantidade de atendimentos realizados desde a madrugada de quinta-feira (24/5). Ele frisou que a crise de abastecimento causa impacto até mesmo nos postos de gasolina das regiões do Entorno do Distrito Federal. "Eu estive no Novo Gama e não tem mais combustível por lá. Desde ontem, os postos estão fechados. Um posto de gasolina na entrada do Céu Azul, em Valparaíso, está com fila quase até a entrada do Novo Gama", descreveu.

Nova rotina

O presidente da entidade ressaltou que mesmo pedestres estão fazendo filas nos postos do DF. Segundo ele, ao lado das filas de carros, há filas de pessoas segurando galões para armazenar combustível, prática, por sinal, não recomendada pelo bombeiros, devido ao risco de incêndio que representa.
Mais cedo, a reportagem do Correio flagrou uma cena dessas em um posto do Sudoeste (foto acima) e em Valparaíso (vídeo abaixo). "Dentro dos postos, há uma nova espera só de gente com galão de cinco litros para encher. A greve dos caminhoneiros causou uma mudança na rotina das pessoas e não tem alternativa com combustível", alegou.
[VIDEO1]
Segundo Santos, alguns postos ainda têm reserva de etanol e, motoristas com carro flex, estão utilizando dessa opção. "Quem não acha gasolina está abastecendo com álcool. Mas o etanol também está acabando e ninguém vai andar", alertou.
O medo de ficar sem combustível faz com que os brasilienses continuem formando longas filas. Motoristas chegaram a ser multados porque interditaram o trânsito em uma tesourinha enquanto esperavam. No começo da tarde, a fila de carros que aguardavam para abastecer na Asa Sul começava na altura da Quadra 202, no Eixo L, e passava da 210. Os motoristas desligavam e empurravam os carros ao longo da pista, deixando livres apenas as entradas e saídas das tesourinhas. Comerciantes estão vendendo bebidas a quem espera.
Colaboraram Mariana Niederauer e Walder Galvão (especial para o Correio)
A fila de carros no Eixinho L, na Asa Sul, começa na 202 e vai até a 210

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação