Cidades

Motorista embriagado dirigia com bebê de um ano dentro do carro

Condutor percorria as ruas de Brazlândia em zigue-zague com a criança no banco de trás. Bafômetro deu 0,84 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Na delegacia, foi liberado após pagar fiança de R$ 2 mil

Alan Rios
postado em 18/07/2018 12:00
Viatura da polícia parada enquanto policiais se dirigem ao fiat uno estacionado.
A Polícia Militar prendeu, em flagrante, um motorista que dirigia sob efeito de álcool transportando um bebê de um ano dentro do carro. O flagrante foi na na noite de terça-feira (17/7), na quadra 16, em Brazlândia. De acordo com a Polícia Militar, o motorista, de 43 anos, apresentava sinais claros de embriaguez, como dificuldade em formar frases com sentido e cheiro forte de álcool. Submetido ao teste do bafômetro, a embriaguez foi comprovada: 0,84 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. A partir do índice de 0,3, a conduta é tipificada como crime.

O caso aconteceu por volta das 18h50, quando um motociclista denunciou à polícia que o condutor de um Fiat Uno dirigia em zigue-zague pela pista. Quando a viatura encontrou e parou o carro, viu que além do motorista estar embriagado, ele transportava uma criança na cadeirinha no banco traseiro.

Conduzido a 24; Delegacia de Polícia (Setor O), o homem pagou a fiança no valor de R$ 2 mil e foi liberado para responder ao processo em liberdade. A criança foi entregue à mãe pelo advogado e sobrinho do motorista.

Lei Seca

Autuações com base na Lei Seca mostram que a combinação álcool e direção é comum no DF. Só nos cinco primeiros meses deste ano, uma pessoa foi presa ou autuada por dirigir alcoolizada a cada 24 minutos em Brasília. Em 2017, 113 brasilienses vítimas de acidentes fatais no trânsito tinham algum percentual de álcool no organismo, segundo levantamento do Instituto de Medicina Legal (IML) do DF.

Quando o resultado do bafômetro acusa 0,30 miligramas de álcool por litro de ar ou mais, como foi o resultado do exame do homem atuado ontem, a conduta é considerada crime e, se condenado, o motorista pode pegar até três anos de prisão. Porém, a incidência assusta: 509 motoristas foram flagrados mais de três vezes dirigindo alcoolizados no DF, de acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). A legislação de tolerância zero completou, em junho, uma década de vigência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação