Cidades

Saneago assegura que Entorno do DF não passará por racionamento de água

Relatório da Saneago divulgado no começo de julho revelou que 66 cidades goianas podem ter o abastecimento de água afetado durante o período de estiagem deste ano

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 18/07/2018 15:10
Presidente da Saneago visitou elevatória de captação de água bruta de Corumbá IV
Goiás não passará por racionamento de água em 2018, assegurou o presidente da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura, em entrevista ao Correio. A estatal divulgou um relatório, no começo de julho, revelando que 66 cidades goianas, incluindo sete no Entorno do Distrito Federal, podem ter o abastecimento de água afetado durante o período de estiagem deste ano. Jalles assegura que medidas já foram tomadas para impedir o desabastecimento.

O presidente da Saneago, que assinou o estudo, garante que o objetivo do documento era mapear os municípios onde o governo precisava agir para evitar a falta d;água. ;Em cada município é uma solução diferente, e em quase todos algo já foi realizado ou está sendo feito;, garante. Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina (GO) fazem parte da lista. Juntas, as cidades abrigam mais de 700 mil pessoas.

[SAIBAMAIS]Na manhã de terça-feira (17/7), Jalles visitou a elevatória de captação de água bruta de Corumbá IV, em Luziânia, acompanhado do Governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Luduvice. A nova captação, que tem previsão de inauguração para dezembro de 2018, além de atender cidades do DF, abastecerá Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso de Goiás. ;A obra vai garantir tranquilidade para a população pelos próximos 20 anos;, assegurou Jalles.

"A situação é mais confortável"


Além do Entorno Sul e de cidades do interior, o relatório alertava para falta de água na grande Goiânia e em Anápolis. ;Não tivemos, não temos e não teremos racionamento. As faltas de água no último ano foram causadas por problemas ocasionais, não é como o caso de Brasília, onde ocorreu um racionamento. Mas superamos o problema e, neste ano, a situação é mais confortável;, garantiu Jalles.

A Saneago administra o abastecimento de 226 municípios, dos quais 29% apresentaram alerta de estresse hídrico. O relatório foi solicitado pelo Ministério Público Estadual de Goiás (MP/GO). Em março de 2018, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), assinou um decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), declarando situação de emergência nas Bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão João Leite, principais fontes para abastecimento da Grande Goiânia.

O alerta vale por 290 dias e dá permissão ao governo de estabelecer medidas de restrição do uso dos recursos hídricos. É semelhante aos publicados no Diário Oficial do DF a partir do fim de 2016, que acabaram levando ao racionamento de água na capital federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação