Cidades

Termômetros registram menor temperatura da semana no DF com mínima de 9,4ºC

Índice foi registrado no Gama, e ventos fortes também favorecem a sensação térmica mais fria

Alan Rios
postado em 19/07/2018 06:46
Nascer do sol visto por detrás das árvores enquanto homem caminha ao fundo.
O frio tem sido companhia dos brasilienses que não se prepararam para as manhãs geladas, principalmente nesta quinta-feira (19/7), dia da menor temperatura registrada na semana. Os 9,4;C foram medidos no Gama, mas os ventos fortes podem ter aumentado a baixa sensação térmica dos brasilienses que saíram de casa pela manhã, como aconteceu na última quarta-feira (18/7). Mas mesmo com os baixos números do termômetro, o dia de hoje pode castigar menos do que ontem aqueles que se incomodam com o frio.

A meteorologista Morgana Almeida explica: ;Na quarta-feira nós tivemos uma forte circulação dos ventos e ainda uma nebulosidade maior, ou seja, um céu com mais nuvens. Isso faz com que os raios do sol tenham mais dificuldade em atingir a superfície, e que aumente o frio, basicamente. Mas hoje, apesar dos 9,4;C, o céu está mais claro, com menos nebulosidade;.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista é de 25;C a 26;C, com uma umidade relativa do ar variando entre 85% e 30%, o que faz com que a tarde desta quinta seja novamente seca. Já os ventos estavam com uma velocidade de 18 km/h quando muitos brasilienses saíam de casa, nesta manhã, às 7h.

Baixa temperatura

Mesmo com o baixo índice registrado no Gama nesta manhã, a menor temperatura de 2018 ainda foi bem menor. No primeiro dia de julho, a cidade de Águas Emendadas, em Planaltina, registrou 6,8;C. A previsão é de que este inverno se mantenha como está, com temperaturas abaixo dos 15;C, mas sem dias intensamente frios.

O céu sem muitas nuvens podem contribuir para isso, fazendo com que a incidência solar aumente e também cresça o calor. E os ventos, que chegaram a atingir a marca de 41 km/h às 10h da última quarta, não devem aumentar drasticamente suas intensidades antes do período das chuvas, já que é com elas que eles podem chegar a 60km/h.

Nascer do sol visto por detrás de uma árvore enquanto homem caminha de bicicleta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação