Cidades

Massa de ar seco deixa céu claro e sem nuvens em Brasília

Com temperaturas entre 11ºC e 27ºC, manhã e tarde de sábado dos brasilienses será de sol e calor. Pela noite, ventos podem trazer sensação térmica de frio

Alan Rios
postado em 21/07/2018 08:15
Céu azul encobre a Câmara Legislativa
A manhã de sábado (21/7) em Brasília começou com frio, ocasionado pelo vento, mas se transformou em um dia de sol e calor. A temperatura mínima registrada na capital foi de 11;C e a máxima chegará a 27;C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Quem olha para o céu pode sentir falta das nuvens, mas será raro observá-las hoje, como explica o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet: "A massa de ar seco que está sobre muitas regiões do Brasil acaba inibindo o aparecimento das nuvens. Para se ter ideia do tamanho dela, pode-se dizer que cerca de 80% do país está coberto por ela".

Com essa seca, a umidade relativa do ar estará entre 85% e 30% no Distrito Federal, pouco mais agradável do que na última sexta-feira (20/7), quando o horário de maior umidade em Brasília resgistrou somente 75%. A previsão é de que o mês de julho continue com essas medidas: sensação térmica baixa nas manhãs e madrugadas, sol pela tarde e baixas umidades do ar, que ainda podem cair mais no mês seguinte.

Massa de ar seco

A responsável pelo céu com poucas nuvens e o clima seco está presente não só em Brasília, mas em grande parte do Brasil. Na capital, ela pode prejudicar mais por conta das históricas baixas umidades da região, e a previsão é de que essa massa de ar só diminua com o começo do período de chuvas, o que pode demorar para acontecer.

O DF completa neste sábado 63 dias sem chuvas. Em 2017, as gotas só caíram do céu no final de setembro, após 127 dias de seca. E é essa ausência da chuva que cria e aumenta a massa de ar que deixa este sábado com céu azul e poucas nuvens brancas, como explicou o meteorologista Mamedes Luiz Mello.

"Quando não vai chovendo, ela vai se intensificando. Um exemplo é pensarmos que ela comece, por exemplo, em cima do DF, mas vai expandindo ao Entorno, chegando a Goiânia e continua se expandindo. Ela prevalece neste período de inverno."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação