Cidades

Caso Maria Eduarda: preso quarto envolvido na morte da menina em Ceilândia

Maria Eduarda foi morta dentro de casa. O irmão dela também foi alvejado, mas sobreviveu. Suspeita é que disputa de gangues motivou o crime

Mariana Machado
postado em 30/07/2018 09:57
Com Walisson, foram encontradas porções de maconha, uma arma e R$7,3 mil em espécie. Placa onde se lê EXP 17 é símbolo da facção liderada por ele.
O quarto suspeito do assassinato de Maria Eduarda Rodrigues de Amorim, de 5 anos, foi preso na madrugada desta segunda-feira (30/7) na Cidade Ocidental (GO), no Entorno do DF, em casa de parentes. Com o homem, de 23 anos, os agentes da 24; Delegacia de Polícia (Setor O) também encontraram drogas, uma arma e dinheiro em espécie. A menina foi assassinada em maio, dentro da própria casa, em Ceilândia. O irmão dela, Marcos André Rodrigues de Amorim, 19, também foi atingido pelos disparos, na perna.

[SAIBAMAIS]Segundo a polícia, o crime foi motivado por disputa de gangues na QNO 18 de Ceilândia. O homem preso hoje é o único adulto envolvido. Três adolescentes, que também têm envolvimento no caso, foram apreendidos.

O suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, ele também foi preso preventivamente pelo homicídio qualificado de Maria Eduarda e tentativa de homicídio qualificado contra Marcos André. Na delegacia, o preso não mostrou arrependimento. Segundo os investigadores, ele chegou a afirmar que pretendia fazer uma chacina na QNO 18, quadra onde a criança morava.

Desde a época do assassinato, o suspeito era considerado foragido. Na casa onde estava, os policiais encontraram porções de maconha, uma arma de fogo e R$ 7,3 mil em espécie. Segundo os policiais, na residência havia uma placa na parede onde estava escrito "EXP 17", um símbolo da facção liderada pelo criminoso.

Maria Eduarda buscava milho para pipoca quando foi atingida pelos disparos

Gangues

;Se você perguntar, nem eles sabem porque se matam;. Foi assim que Ricardo Viana, delegado-chefe da 24; Delegacia de Polícia, em Ceilândia descreveu a briga que acontece entre as gangues das QNO;s 17 e 18, no Setor O. Neste ano, dois jovens foram vítimas do confronto: a menina Maria Eduarda Rodrigues de Amorim, de 5 anos, e o jogador de futebol amador, Cristian Henrique Nogueira de Lima, 17. Segundo o delegado, os dois crimes estavam ligados.
A briga dos dois grupos é antiga, com ao menos dez anos. O delegado explica que no início, pontos de venda de drogas motivaram o conflito, mas hoje, até o endereço residencial pode resultar em morte. ;Se nós questionamos um membro da gangue da 17, ele diz que se o cara mora na 18, ele tem que morrer. A coisa mais pífia possível;, explica.
Cristian foi assassinado a tiros no dia 20 de maio em uma parada de ônibus. Ele estava com a irmã, uma menina de 12 anos. O delegado informou que o jovem não tinha nenhuma relação com as disputas, mas mesmo assim foi morto por integrantes da gangue da QNO 18, conhecida como ;Expresso 18;. O caso é investigado pela 24;, que já identificou um dos suspeitos. Até o momento ninguém foi preso.
Ao saber do caso, a gangue da QNO 17, conhecida pelos nomes ;Expresso 17; e ;17 do mal; quis se vingar. ;Eles suspeitavam que um dos irmãos da Maria Eduarda, um adolescente de 15 anos, estava envolvido e foram até à casa;. Três adolescentes e um homem de 23 anos, furtaram um Voyage preto na QNP e vinte minutos depois foram até a casa na QNO 18. Lá, viram Marcos André, irmão de Maria Eduarda, e dispararam cerca de 15 vezes.
A garotinha, que estava buscando milho de pipoca para a tia, recebeu um tiro nas costas e outro na nuca, enquanto o irmão foi alvejado na perna. Os dois foram levados para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ele sobreviveu, mas ela não resistiu aos ferimentos. Marcos, apesar de fazer parte da Expresso 18, não era o alvo, mas sim o irmão dele, que se encontra foragido. Contra ele, há um mandado de busca e apreensão.
Marcos André está em liberdade provisória desde março deste ano, após ser preso por receptação. Segundo a polícia, quando tinha 18 anos, o jovem também foi preso por roubo, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação