Cidades

Piloto de avião que caiu em Planaltina (GO) respira com ajuda de aparelhos

Luciano Bittar está internado no Hospital de Base, assim como dois dos três passageiros que estavam na aeronave

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/08/2018 15:02
[FOTO1203407]
É delicado o estado de saúde de sobreviventes da queda de um avião de pequeno porte no Entorno do Distrito Federal, na quarta-feira (1;/8). As três vítimas levadas ao Hospital de Base estão sob cuidados especiais, sendo que a situação mais grave é a do piloto do avião, Luciano Bittar, que respira com ajuda de aparelhos.

Bittar, de 37 anos, está sedado, respirando com auxílio de ventilação mecânica. Na manhã desta quinta-feira, ele aguardava por uma vaga na UTI. O piloto deu entrada na unidade de saúde com pouca consciência e foram constatadas fraturas na coxa e no rosto, além de uma hemorragia pulmonar.

Também vítima do acidente, Evandro Jose Biesek, 36, está consciente, mas com fratura na coluna cervical. Os médicos ainda avaliam se ele terá os movimentos das pernas comprometidos. Um exame mais detalhado feito por especialistas em coluna do Hospital do Paranoá poderá dar essa resposta.

O terceiro paciente levado ao Base é Jarles Barbosa, 32 anos. O morador de Formosa (GO) estava consciente e desorientado quando o resgate do Corpo de Bombeiros chegou ao local, mas o estado de saúde atual não foi confirmado. A quarta pessoa que estava na aeronave, José Moretti, 53 anos, foi levada ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia (GO). O Correio não conseguiu informações sobre o estado clínico da vítima.


Causa da queda

O motivo da queda da aeronave ainda não está claro. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apura o caso, recolhendo materiais do acidente e analisando o local. O órgão procura entender os fatores que contribuíram com a queda para prevenir outros casos semelhantes.
O acidente aconteceu por volta das 14h30 de quarta-feira (1;/8). O Corpo de Bombeiros foi até o local atender a ocorrência na Fazenda Sagrada Família, a cerca de 123km de Brasília, na divisa entre Planaltina de Goiás e Água Fria (GO). O piloto Luciano Bittar levava a aeronave de pequeno porte com destino a Formosa, segundo o Serviço Operacional de Informação Pública (Soinp/CBMDF). O resgate foi realizado pelo socorro aéreo dos bombeiros e mais quatro viaturas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação