Cidades

Calor e baixa umidade continuam, mas há chance de chuvas no fim da semana

Para os próximos dias, Inmet prevê temperaturas máximas entre 30ºC e 32ºC. Chance de chuvas na sexta-feira são de 70%

Alan Rios
postado em 13/08/2018 08:30
Paisagem de Brasília
Temperatura acima dos 30;C e umidade relativa do ar baixíssima, perto dos 10%. Um desavisado sobre o clima de Brasília pode não acreditar que a previsão da meteorologia descreve um dia de inverno. O brasiliense, porém, acostumado com esse período de seca, sabe que esses índices não são uma grande surpresa.
Não se surpreender, no entanto, não significa que o corpo não sente os efeitos desse clima, com números típicos de regiões desérticas, como o Saara. Por isso, todo cuidado é pouco esta semana, alerta o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê a manutenção do calor e da seca ao longo desta semana.
"A temperatura deve se manter nesses números máximos, entre 30;C e 32;C, até quarta-feira", avisa o meteorologista do instituto Mamedes Luiz Mello. Já a umidade relativa do ar mínima deve ficar perto dos 15%.
No domingo (12/8), o Inmet registrou o dia mais seco do ano, o que levou a Defesa Civil a declarar estado de alerta. A medida da subsecretaria tem como objetivo orientar a população a se prevenir contra o mal-estar e outros efeitos sobre a saúde provocados pela combinação de calor e seca, especialmente com crianças e idosos.
Segundo o órgão, as atividades físicas e os trabalhos ao ar livre devem ser suspensos entre 10h e 16h. É importante ainda aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente. É recomendado também que se evite o uso de ar-condicionado e manter os ambientes internos umidificados.
Chuva para aliviar
A boa notícia é que a chuva pode voltar a dar o ar da graça para aliviar um pouco os efeitos da seca, como aconteceu na semana passada. Segundo Mamedes Mello, a partir de quarta-feira, a probabilidade de precipitações aumenta. "As chances de uma chuva na sexta-feira são em torno de 70%", afirma. Essa chuva, porém, se vier, não representará o fim da estiagem, que deve continuar até setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação