Cidades

MST programa três marchas pelo Distrito Federal nesta terça-feira

Há previsão de integrantes deixarem a Granja do Torto, o balão do aeroporto e a Rodoviária Interestadual rumo ao Mané Garrincha. Marchas provocaram engarrafamentos nesta segunda

postado em 13/08/2018 18:31
Marcha do MST em direção a Brasília
A marcha de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra em direção ao centro de Brasília deve continuar nesta terça-feira (14/8). Os membros do movimento social vão participar de uma manifestação em favor da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

[SAIBAMAIS]Integrantes do movimento foram divididos em grupos ; batizados de colunas. Cada uma delas veio de uma região do Brasil. A previsão é de que mais três colunas marchem em direção ao estádio Mané Garrincha nesta terça, a partir das 6h30. A Coluna Prestes (Sul e Sudeste) sairá do balão do aeroporto. A Coluna Tereza Benguela (Centro-Oeste) sairá da Rodoviária Interestadual. Já a Coluna Ligas Camponesas (Nordeste) sairá do Balão do Torto. A programação também contempla um encontro dos três grupos para um ato místico, em horário e local ainda não definidos.

Os grupos, que reúnem cerca de 5 mil pessoas, de acordo com o MST, começaram a chegar a Brasília nesta segunda-feira (13/8), provocando engarrafamentos em várias vias do DF. Na BR-060, o congestionamento começava na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Havia registro de trânsito lento também na BR-040, na altura do Km 31; na BR-020, na altura do Km 3 e próximo ao Colorado, no sentido para Brasília; na DF-075, na altura do Km 5; na Epia Sul (DF-003); e na DF-001, na altura de Samambaia.

Segundo a Polícia Militar, os integrantes do MST se deslocam cerca de 12 quilômetros por dia para se reunir em pontos de encontro. Já os integrantes do grupo disseram que o caminho percorrido até Brasília foi de cerca de 20 quilômetros.

"Vamos em direção ao Estádio Nacional e as nossas colunas vão se reunir na entrada da Esplanada. Sabemos que vai atrapalhar o trânsito, mas nós temos que pedir compreensão, porque estamos lutando pelos objetivos do povo", antecipou a coordenadora nacional da marcha, Lucinéia Durães.

A marcha em direção à capital federal tem como objetivo defender a candidatura de Lula à Presidência. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso envolvendo o tríplex do Guarujá, em São Paulo. Desde abril, ele cumpre a pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Apesar disso, o petista foi lançado como candidato ao Planalto por seu partido, que tenta agora registrar sua candidatura. O prazo final para o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a próxima quarta-feira (15/8).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação