Cidades

Esplanada é liberada após ato do MST, mas trânsito na L4 apresenta retenção

Manifestantes se concentraram na tarde desta quarta-feira (15/8) em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Protesto terminou sem transtornos

Jéssica Eufrásio
postado em 15/08/2018 19:03
Segundo organizadores, ato contou com 50 mil pessoas. PMDF contabilizou 10 mil participantes

Apesar dos engarrafamentos no Eixo Monumental na manhã desta quarta-feira (15/8), o trânsito na Esplanada dos Ministérios não apresenta complicações. O tráfego ficou congestionado devido à caminhada de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que marchavam rumo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No início da noite, apenas a Avenida das Nações e a via S3 apresentaram pontos de retenção, causados pela saída de ônibus do estacionamento do tribunal.

O ato em frente à corte terminou por volta das 18h20. Cerca de 10 ônibus estão na região para levar os integrantes dos grupos participantes de volta às cidades de origem. Uma das vias de acesso ao TSE na L4 Sul segue bloqueada desde a meia-noite. Segundo informações do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran), não há pontos de bloqueio no Eixo Monumental.

Os grupos de manifestantes chegaram a Brasília na segunda-feira (13), pelas BRs 020, 040 e 060, e ficaram acampados em três regiões: no Park Way, na Granja do Torto e perto da Rodoviária Interestadual. Por volta das 6h de terça-feira (14), eles caminharam até o estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha e lá permaneceram até as 13h30 de hoje, quando teve início a marcha ao TSE.

O percurso provocou alterações em alguns trechos e o bloqueio total da via S1, no Eixo Monumental. De acordo com o coronel Alexandre de Souza, comandante do CPTran, a caminhada e o ato em frente ao tribunal terminaram sem mariores transtornos. "Combinamos com as lideranças que a manifestação não passasse das 19h. O fechamento dos acessos ao TSE causou impactos apenas para os funcionários, que precisaram mudar a rota. Agora, pode haver um período de lentidão na via L4 Sul em função da saída dos ônibus. Mas a Esplanada está totalmente liberada", afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação