Alan Rios
postado em 22/08/2018 06:59
Uma semana atrás, entre o dia 13 e 16, Brasília viu as temperaturas mudarem de um forte calor, com umidade de 10%, para um tempo frio e com chuvas fortes, que derrubaram até árvores em Planaltina. Mas quem se assustou com essas variações na capital não deve ter mais surpresas até o final do mês, como aponta o Inmet. A tendência é que até o final de agosto o tempo seja de seca, com temperaturas altas e chances extremamente baixas de chuva. A umidade do ar é um dos fatores que indica isso, e ela caiu em relação as medições de ontem.
"Claro que temos que fazer sempre novos cálculos para dar previsões futuras, então pode ser que chova ainda em agosto, mas a possibilidade de que isso aconteça é muito pequena. Até o dia 26, por exemplo, já podemos ter a certeza que o tempo deve continuar como hoje, claro e seco", explicou a meteorologista Morgana Almeida.
Para esta quarta-feira (22/8), o dia será de céu claro a parcialmente nublado, com máxima de 30;C. A umidade relativa do ar, que chegou a porcentagens mínimas de 25% nos dois últimos dias, agora já cai, chegando a 20%. Morgana diz que essa queda é normal para o mês que geralmente apresenta as mais baixas umidades, mas que Brasília não deve voltar ao estado de emergência por conta da seca nos próximos dias.
"Pontualmente, pode ser que alguns dias tenhamos valores de umidade menores, mas até o final desta semana não voltaremos àquele estado crítico, em torno de 10%. No mínimo, a umidade pode dar uns picos 15% até dia os próximos quatro dias." Outro valor que não deve sofrer muita alteração é a temperatura mínima, que ficou em 14;C no começo desta quarta. Como os ventos estão moderados, a sensação térmica pode fazer com que esse número caia cerca de 2;C, mas ainda não é uma temperatura tão gelada como as medições de julho.