Cidades

Ventos fortes deixam o DF com sensação térmica de 5ºC, às 7h desta segunda

Cálculo que estipula a sensação sentida pela população leva em conta a temperatura e a velocidade do vento

Alan Rios
postado em 23/07/2018 07:17
Enquanto sol nascia, o DF registrava uma sensação térmica de 5ºC
A segunda-feira (23/7) de Brasília começou gelada. Embora os termômetros não tenham medido temperaturas tão baixas, a sensação térmica da manhã chegou a ser de 5;C. O valor foi medido às 7h desta segunda, quando os ventos alcançaram 36 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O meteorologista Mamedes Luiz Mello explica: "A sensação térmica é o cálculo que leva em conta fatores como a velocidade do vento e a temperatura. O horário de sensação mais fria para os brasilienses foi às 7h, porque a velocidade do vento medida pelo Inmet foi de 10 metros por segundo. Mas isso não quer dizer que essa foi a hora mais fria do dia, já que a temperatura era de 14;C".

Essas temperaturas não tiveram grandes mudanças em relação às medições de julho, a mínima no DF foi de 10;C e a máxima será de 26;C. Enquanto pela manhã o frio toma conta dos brasilienses, pela tarde o sol e a baixa umidade predominam. A previsão do Inmet é que a umidade relativa do ar desta segunda chegue a ficar em 20% nesse período, bem abaixo dos 80% registrados na madrugada, porcentagem mais alta do dia.

O céu claro a parcialmente nublado também se mantém, porque a massa de ar seco ainda está intensa sobre Brasília, inibindo a formação de nuvens. Essa condição deve permanecer não só nessas últimas semanas do mês de julho, mas ainda em agosto, aumentando a quantidade de dias sem chuva em Brasília.

Nesta segunda-feira, se completam 65 dias sem que ela apareça pela capital e a previsão é que só em setembro a seca dê trégua com as primeiras pancadas. Até lá, o DF permanece em alerta para os dias de baixa umidade, já que eles podem prejudicar tanto a saúde dos brasilienses quanto o meio ambiente, local em que são comuns as queimadas durante o inverno, como aconteceu no domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação