postado em 23/08/2018 10:49
Os motoristas que precisam passar pela Ponte JK ainda sofreram com a lentidão nesta quinta-feira (23/8), reflexo da placa de concreto que se soltou no início da noite anterior. A reportagem do Correio constatou que, pela manhã, o trânsito continuava impactado nos dois sentidos.
No sentido Plano Piloto;Lago Sul, o congestionamento se explicava porque a Novacap ainda realizava os reparos necessários no buraco, aproximadamente no meio da ponte. No entanto, o trabalho afetou também o sentido contrário, tudo por causa da curiosidade dos motoristas, que quase paravam no meio da ponte para observar o conserto do buraco do outro lado da pista.
Com isso, a pista EPJK, em direção ao Plano Piloto, acabou engarrafada desde o balão do condomínio Solar de Brasília. O congestionamento começou cedo, antes das 7h, e durou até pelo menos 10h. O fluxo de carros só melhorava depois da ponte.
Por volta das 10h40, segundo o aplicativo de trânsito Waze, o fluxo de carros no sentido Plano Piloto já estava normalizado. A lentidão, contudo, permanecia para quem tentava acessar o Lago Sul. Finalmente, por volta das 12h30, o Detran anunciou o fim dos reparos e a normalização do tráfego na região.
Caos no trânsito
Quem tentou acessar o Lago Sul, Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião na noite de quarta-feira passou por sérias dificuldades. O deslocamento de uma das placas que cobrem as juntas de borracha da pista da ponte JK causou transtorno em toda a região.
Como a terceira ponte ficou congestionada, as outras duas, Honestino Guimarães e Ponte das Garças, receberam um fluxo grande de veículos. A principal pista do Lago Sul, a EPDB, também sofreu com a lentidão. A velocidade média das pistas era de 8 km/h. Por volta das 20h30, o engarrafamento já chegava ao Palácio do Planalto.