Cidades

Chuva que caiu no DF na noite de quinta pode se repetir nos próximos dias

Apesar do dia quente e seco pela tarde, choveu em pontos isolados na noite do DF e há 25% de chance de que chova nesta sexta-feira (14/9). Variação climática pode se repetir no final de semana

Alan Rios
postado em 14/09/2018 06:40
DF vive momento de transição de temperaturas
Dois dias após a tarde mais quente do ano no Distrito Federal, o tempo voltou a surpreender os brasilienses, que enfrentaram chuvas em pontos isolados na última quinta-feira (13/9). E a previsão para esta sexta-feira (14/9) é de que o dia continue com mudanças na temperatura, indo de uma mínima de 17;C para uma máxima de 31;C, com um calor pela tarde que pode ser interrompido pelos 25% de chance de chuva em algumas regiões.

Mas essas alterações de temperaturas são normais, apesar de assustarem aqueles que saíram de casa despreparados. O meteorologista Amilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou: "O que estamos vivendo agora é um momento de transição. Existe uma massa de ar seco sobre a região central do Brasil, causando altas temperaturas e seca, mas ela vai diminuindo quando chega perto da segunda metade do mês de setembro. Ontem isso fez com que aumentasse a umidade, e acabou chovendo em pontos isolados".

Apesar dessa transição deixar o tempo mais instável, ela pode começar a ser um alívio para quem sofreu com desidratação, lábios rachados e sangramento nasal, tão comuns na seca de Brasília. A umidade relativa do ar já começa a aumentar, saindo do nível abaixo dos 20%, quando a população liga ainda mais o alerta. Para esta sexta, ela varia entre 70% e 25%, com um céu parcialmente nublado a períodos de nublado e possibilidade de chuva.

Final de semana

Aqueles que já estão fazendo planos para o final de semana no DF precisam estar prevenidos. A previsão do Inmet é de um sábado e domingo com temperaturas altas, em cerca de 30;C, mas com possibilidade de chuva. "Serão dias quentes, mas a umidade não fica tão baixa. Devemos ter uma umidade do ar de 80% a 20%, e a chance de chuva deve ficar em torno de 30%", finalizou Amilton.

Na noite de quinta, quem passou por Taguatinga se surpreendeu com a chuva. Tanto que a pista molhada causou um acidente entre dois ônibus na região, às 21h, deixando dois feridos e alertando para os cuidados nesse tempo. As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros em estado estável e encaminhadas ao hospital, sem gravidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação