Cidades

Em debate, candidatos falam sobre primeiro dia de mandato

Durante a maior parte do tempo do debate, realizado a 10 dias das eleições, candidatos se dedicaram a criticar concorrentes e rebater acusações

Jéssica Eufrásio
postado em 29/09/2018 00:00
Fachada do Palácio do Buriti

Em um encontro dominado pela apresentação de propostas para o primeiro dia de um eventual mandato, sete dos 11 candidatos ao governo do Distrito Federal se enfrentaram, nesta sexta-feira (28/9), em mais um debate eleitoral. Organizado pela TV Record Brasília e com 1h45 de duração, o evento, realizado no Museu da República, começou com trocas de ataques. Alberto Fraga (DEM) abriu a fase de perguntas diretas questionando o líder nas pesquisas, Ibaneis Rocha (MDB), sobre acusações contra ele na Justiça. ;Você é muito habilidoso. Não é à toa que ficou rico com advocacia;, disse Fraga. Em resposta, Ibaneis disse estar ;extremamente tranquilo; e sustentou que apenas defendeu servidores.

O emedebista desafiou Fátima Sousa (PSol) a expor um bom modelo de saúde pública para o DF e ouviu críticas ao governo federal: ;Não adianta você querer que eu dê aula de saúde aqui, se o seu governo (Temer) é que está impedindo o progresso do SUS (Sistema Único de Saúde).; Na réplica, Ibaneis prometeu solucionar os problemas do setor com o envolvimento dos servidores e a elaboração de políticas públicas de qualidade. Após criticar novamente a bancada do MDB, a socialista prometeu priorizar a prisão preventiva de candidatos investigados pela Justiça nos primeiros 100 dias de governo.

Eliana Pedrosa (Pros), que perdeu a dianteira na pesquisa Datafolha divulgada horas antes do encontro, comentou sobre a construção de dois novos estádios, em resposta a pergunta de Rodrigo Rollemberg (PSB). A candidata manifestou essa intenção em entrevista, há duas semanas, e aproveitou para trocar o termo ;estádio; por ;campo de futebol;. ;Estádio virou palavrão, de tão caro que ficou o Mané Garrincha;, disparou, para depois acusar o governador de não entregar nenhuma obra prometida nos quatro anos de mandato.

Em fala direcionada a Júlio Miragaya (PT), Rogério Rosso (PSD) questionou a ideologia de gênero nas escolas. O petista enfatizou a necessidade de respeito às mulheres e à comunidade LGBT. ;Necessitamos de pensamento crítico. As crianças têm de abrir a cabeça para a realidade do nosso mundo.; Rosso replicou defendendo ;a família cristã tradicional; e os ;princípios cristãos;. Miragaya rebateu dizendo que não há incompatibilidades entre a criança cristã e a defesa dos direitos das mulheres e LGBTs.

O petista encerrou o bloco pedindo a Fraga propostas para inclusão social. O candidato do DEM defendeu o fomento da cidade digital e a implementação de parques tecnológicos. Também destacou a importância do incentivo ao empreendedorismo entre os jovens e do investimento em cursos técnicos. ;Temos de avançar e insistir no primeiro emprego para o jovem. Precisamos investir nessa formação (técnica), para que ele saia pronto para o mercado de trabalho.;

Propostas específicas


No segundo bloco, dedicado a propostas para áreas específicas, Eliana Pedrosa foi questionada sobre os planos para melhorar a educação e prometeu um decreto para o primeiro dia de mandato determinando a integração de todos os órgãos públicos para melhora das instituições de ensino públicas. Ela ainda afirmou que implantará escolas em tempo integral e que garantirá a reabertura de delegacias e o monitoramento de presos durante os saidões. ;Hoje, a cada saidão, as pessoas se trancam em casa, morrendo de medo;, completou.

Respondendo à candidata do Pros sobre o desemprego no DF, Rodrigo Rollemberg afirmou que investirá o dinheiro economizado com combate à corrupção na geração de postos de trabalho. Ele aproveitou para criticar o apoio de Eliana Pedrosa à gestão de José Roberto Arruda. ;Os piores indicadores da educação foram no governo dele, que a senhora apoiou;, acusou Rollemberg.

O governador perguntou a Fátima Sousa sobre a desobstrução da Orla do Lago Paranoá. A socialista disse aprovar a medida, mas considerou que Rollemberg deveria ter a mesma agilidade para entregar as escrituras de moradores de cidades como Sol Nascente e Estrutural. ;O que falta é um plano real de investimento com prioridade em moradia para todos. Não podemos deixar pessoas sem condições de dormir;, critco Fátima.

Acusado pela candidata do PSol de não dar atenção aos profissionais da saúde, Rosso afirmou que o primeiro ato do governo dela será a extinção do Instituto Hospital de Base. ;Minha proposta é simples: reforço da atenção primária. Estamos com deficit de 1,2 mil agentes comunitários de saúde.; Ele também declarou que manterá o futuro secretário de Saúde nas ruas para ;vivenciar problemas das pessoas;. ;Faremos um modelo de combate. O secretário que ficar em gabinete, eu demito, porque o lugar dele é dentro do hospital. Gabinete é burocracia, ar-condicionado e fofoca;, criticou.

Miragaya protagonizou um confronto sobre economia com o líder nas pesquisas, a quem acusou de apresentar dados incorretos na campanha. ;Você não conhece nada da economia do DF. Desconhece nossa realidade e quer ser governador. Você deveria aceitar o convite e ir para o Piauí;, atacou, mencionando o estado de origem do concorrente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação