Cidades

Preso foragido acusado de matar marido da mulher com quem se relacionava

Em março deste ano, a esposa e o amante dela teriam torturado e matado a vítima. Polícia acredita que o crime foi premeditado

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 20/10/2018 11:27
Na última quarta-feira (17/10), foi encontrado o foragido José Willamy de Mélo Raiol, 26 anos, na favela de Paracuri-III, nas proximidades de Belém (PA). Ele responderá à Justiça por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Policiais civis da 17; Delegacia de Polícia do Distrito Federal tiveram o apoio da Delegacia de Homicídios de Bélém.

Ele era amante de Elizângela Almeida de Miranda Souza, de 41 anos, cujo marido, Valdeci Carlos de Sousa, de 63 anos, servidor aposentando do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), foi assassinado de forma bárbara por ambos em 18 de março deste ano, em Taguatinga. Ela foi presa na época do crime e afirmou ter sido coagida pelo amante, que conseguiu escapar. O casal pode pegar até 30 anos de prisão.

Raiol estava escondido propositalmente em uma favela dominada pela organização criminosa do Comando Vermelho, o que fazia com que a operação de captura do foragido fosse considerada de risco aos policiais. Na noite de ontem (19/10), ele foi enviado a Brasília.

O crime

Segundo a polícia, o crime ocorreu entre as 22h de domingo (18/3) e a 1h de segunda-feira (19/3). Elizângela Almeida e Valdeci Carlos continuavam casados no papel, mas estavam separados há cerca de 6 meses. No dia do assassinato, ela o atraiu para a residência onde vivia com a filha do casal, na QNM 17, em Ceilândia. O delegado-chefe da 17; Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte), Joás Rosa de Sousa, afirmou que a desculpa usada por ela para que o servidor fosse até lá seria a de que queria reatar o relacionamento.
;Na casa, eles o imobilizaram e colocaram Valdeci na caminhonete (uma Nissan Frontier). Como o veículo tinha marcas de sangue, acreditamos que ele tenha sido torturado, para que ele desse informações aos acusados", afirmou o delegado-chefe. Nas imagens das câmeras de segurança é possível ver o momento em que Valdeci Carlos chega à residência.
Após cometer o crime, o amante de Elizângela Almeida, José Willam, teria levado objetos pessoais, dinheiro, celular e uma arma de fogo de Valdeci ; que teria sido a usada no crime. Segundo o delegado, o homem não foi morto dentro da caminhonete. Ele foi levado até a DF-001, entre o Núcleo Bandeirante e Santa Maria, onde levou um tiro na cabeça. O corpo de Valdeci foi encontrado no local, com marcas de tortura pelo corpo. O resultado da perícia ainda não foi divulgado.
Depois de cometer o latrocínio, Elizângela chegou a ir até a 17; DP, onde comunicou o desaparecimento de Valdeci, na segunda-feira (19/3), para dissimular sua participação no crime. A atitude dela e os depoimentos, no entanto, fizeram com que os agentes suspeitassem das primeiras versões prestadas por Elizângela. "Ela até chegou a dizer que foi coagida pelo amante, mas as imagens das câmeras de segurança mostram que ela estava muito calma na hora da ação. Então, não restou dúvidas da intenção dela e do amante", finalizou o delegado-chefe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação