Cidades

VÍDEO: turistas ficam ilhados ao visitar fazenda na Chapada dos Veadeiros

Grupo com cerca de 10 pessoas, entre adultos e crianças, foi socorrido por brigadistas do Ibama

Erika Manhatys*, Letícia Takada*, Isabela Guimarães*
postado em 22/10/2018 18:34
[VIDEO1]
Turistas que visitavam as atrações da Fazenda Volta da Serra, a aproximadamente 8 km de distância do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ficaram ilhados na tarde deste sábado (20/10). O grupo com cerca de 10 pessoas, entre adultos e crianças, foi surpreendido por uma elevação repentina no nível das águas do rio onde estavam.

Segundo o brigadista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e guia turístico do Cerrado de Pé, Raphael Brigato, em parceria com os bombeiros, ele recebeu a ocorrência e adiantou o resgate. ;Já que estávamos mais perto, nos ligaram por volta das 13h50 e chegamos ao local às 14h30. Encontramos todos bem assustados, mas sem ferimentos;, explicou.
Para o resgate, a unidade do Corpo de Bombeiros de Goiás em Planaltina (GO) foi acionada, mas, ao chegar ao local, todos haviam sido socorridos.
[VIDEO2]

Cuidados

O CBMGO orienta turistas a não frequentarem a região em época de chuva, pois, em caso de tromba d;água, o nível da água sobe rapidamente e a correnteza fica pesada. Raphael Brigato ainda recomenda visitar o local com um guia turístico. ;Todos os lugares apresentam algum tipo de risco para quem não tem experiência e não sabe das adversidades do ambiente;, acrescentou.

Outro caso

Em abril, um grupo também foi surpreendido por uma tromba d;água. Os 30 turistas visitavam a Cachoeira Veredas, em Cavalcante (GO). O resgate durou cerca de sete horas. O Corpo de Bombeiros de Goiás considera uma das maiores operações do tipo já registradas na Chapada dos Veadeiros.

Formada dentro de um cânion, a queda d;água da cachoeira tem 90m de altura e um grande poço. A região é muito procurada por turistas e possui além de pousadas, área de camping, piscinas e restaurantes e passeios ecológicos.
* Estagiárias sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação